sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Vestibular UFGD 2012 - Questões de Literatura Corrigidas

QUESTÃO 33 - É ponto pacífico que os sucessivos episódios de estiagem no Nordeste do Brasil, que inspiraram a elaboração do romance "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, e a tela "Os retirantes", de Cândido Portinari, apontam também para:
a) O problema da divisão de terras na região, uma vez que não é possível pensar a seca unicamente como um fenômeno natural, mas sim como um problema natural agravado pelas tradicionais formas de se cultivar produtos essenciais para a alimentação dos nordestinos. Forma atingida diretamente pelo advento da Lei 601 de 1850, que obrigou o cultivo em pequenas propriedades de gêneros destinados ao mercado externo, como algodão, cana de açúcar e milho.
b) A permanência dos latifúndios existentes na região desde o período colonial como reflexo do estabelecimento das sesmarias. Apesar destas terem sido suprimidas com o advento da Lei 601, de 1850, responsável pela primeira experiência de Reforma Agrária no Brasil, retornaram à cena a partir da 1ª fase do regime republicano. Este combateu a centralização política existente no final do período imperial, possibilitando o surgimento de leis regionais de terras, que no caso do nordeste, favoreceram às antigas elites possuidoras das sesmarias.
c) O problema da expulsão do homem nordestino da terra onde produzia seus alimentos tradicionais devido ao avanço constante do latifúndio sobre a terra camponesa, algo iniciado ainda no período colonial, porém acentuado a partir do ano de 1850 com a criação da Lei 601. Esta determinava a ocupação, pelos grandes proprietários, das terras não cultivadas e pertencentes aos pequenos proprietários. Aqueles passaram a possuir, desse modo, a maioria das terras banhadas por rios perenes.
d) (X) A realidade da divisão de terras no Brasil praticamente inalterada desde a chegada aqui dos portugueses e que em todos os momentos privilegiou a figura dos grandes proprietários. No caso do nordeste, região produtora de produtos tropicais que alcançavam alto valor no mercado europeu, a Lei 601 de 1850 afastou de vez a terra dos pequenos produtores, uma vez que supervalorizou as propriedades e validou a posse predatória realizada pelos antigos donos de sesmarias, principalmente entre 1822 e 1850.
e) A chamada "indústria da seca", estabelecida a partir da Lei 601 de 1850, que incentivou o conjunto de práticas dos grandes proprietários. Estes eram também os principais agentes políticos e já se beneficiavam da situação de miséria perpetuada pelas secas que obrigavam tanto pequenos proprietários rurais quanto empregados dos latifúndios e mesmo os moradores das periferias das principais cidades da região a receberem os "favores" de líderes políticos assistencialistas.

QUESTÃO 46 - Em "Corpo Vivo", Adonias Filho constrói uma narrativa centrada no sul da Bahia, rica produtora região de cacau. É nesse espaço regional que o autor faz eclodir uma das características mais universais do ser humano: o antagonismo entre o mal (guerra, ambição, crueldade, violência) e o bem (lealdade, perseverança, amor); dois lados que se entrecruzam ao longo da narrativa. Para torná-la certa "representação da vida", no dizer do próprio autor, a obra foi estruturada em 3 grandes momentos, representando as travessias pelas quais passa Cajango. Isso considerando, assinale a alternativa que apresenta, pela ordem dos acontecimentos, as 3 etapas ou transformações vividas pelo protagonista de "Corpo Vivo".
a) Assassinato de negro Setembro; chegada de Malva; perseguição a padrinho Abílio.
b) (X) Massacre da família; iniciação na Selva, com Inuri; chegada de Malva.
c) Iniciação na Selva, com padrinho Abílio; massacre da família de Malva; fuga para a Selva de Camacã.
d) O assassinato da família; o assassinato de Inuri; vingança pelo assassinato de Malva.
e) Invasão d fazenda dos pais de Cajango pelos Bilá; morte do pai, da mãe e do irmão menor; chegada de Malva.

QUESTÃO 47 - Leia os fragmentos a seguir, selecionados do livro "Silvino Jacques: o último dos bandoleiros", de Brígido Ibanhes.
"O cidadão Silvino Helmiro Jacques, também conhecido como Silvino Hermiro Jacques, Sylvino Jacques, nasceu em 17 de fevereiro de 1906, no Rincão de Santana, distrito de Camaquã, município de São Borja, na região das Missões do Estado do Rio Grande do Sul. Era um dos filhos de Leão Pedro Jacques e de Máxima Santa Ana Jacques e afilhado de Getúlio Dornelles Vargas. Seu pai trabalhava como carneador no sítio do eminente estadista quando do seu nascimento".
"Nessa viagem iam o Aniceto, o Bernabé, o Chico Espinosa e outro porterenho num comboio de 4 carretas. Eles retornaram de Porto Murtinho, chegando ao anoitecer na região do Carandazinho. Na hora que desatrelavam as juntas de bois tambeiros, avistaram os cavaleiros que vinham pela trilha do lado de Porteiras.
Foram se achegando devagar e apearam a alguma distância. Largaram os cavalos  no pasto e se encaminharam em direção às carretas. Aniceto reconheceu o Silvino e o Pedro Cruz, equipados para viagem.
- Vocês já tomaram mate? - perguntou o capitão.
- Ainda não... - respondeu Bernabé, convidando-os a se ajeitarem que ele já ia servi-los. Por cortesia e hospitalidade o mascate atendia bem a todos e a qualquer viajante que poderia acabar lhe comprando alguma mercadoria".
-> A partir dos trechos destacados, pode-se afirmar que essa obra é
a) um livro de História, sem estrutura narrativa, que documenta a vida do bandoleiro gaúcho Silvino Jacques no Rio Grande do Sul e no Sul de Mato Grosso.
b) um romance ficcional, com estrutura narrativa, que conta as aventuras do cangaceiro mato-grossense Silvino Jacques, personagem inspirado nas grandes figuras do cangaço brasileiro.
c) (X) um romance histórico, que mescla documentação biográfica e elementos narrativos, tais como flashbacks, clímax e narrativa em 3ª pessoa, dentre outros.
d) um livro de crônicas, que descreve a passagem do pistoleiro gaúcho Silvino Jacques pelo Sul de Mato Grosso, na 1ª metade do século XX.
e) um livro de memórias, composto por entrevistas, depoimentos e relatos históricos sobre Silvino Jacques, o maior bandoleiro de Mato Grosso no final da década de 1930.

QUESTÃO 48 - A respeito do enredo de "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago, assinale a alternativa correta.
a) dentro do manicômio, a rapariga de óculos escuros teme que os cegos possam se aproveitar do fato de ela não ter sido contaminada pela epidemia de cegueira.
b) a mulher do 1º cego é prostituta, e torna-se cega em um hotel.
c) o 1º cego morre por causa de infecção causada por um ferida na perna.
d) (X) com o intuito de acompanhar o marido ao isolamento, a mulher do médico mente para os homens da ambulância que vieram buscá-lo, dizendo que também está cega.
e) quando o médico e a sua mulher chegam ao manicômio, o encontram lotado de cegos e suspeitos de contágio.

QUESTÃO 49 - "Ou isto ou aquilo", de Cecília Meireles, é composta por
a) poemas destinados ao público infanto-juvenil. Possui uma linguagem simples e direta, dispensando o uso de figuras de sintaxe.
b) (X) poemas destinados ao público infantil. Está repleta de figuras de linguagem, sobretudo aliteração e onomatopeia.
c) crônicas destinadas ao público adulto. Reflete sobre as principais técnicas de composição da prosa modernista.
d) poemas destinados ao público adulto. Utiliza diversas figuras de pensamento, tais como antítese, eufemismo e hipérbole.
e) poemas destinados ao público infantil. Faz uso esporádico de figuras de linguagem tais como anacoluto e hipérbato.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Alunos 2011 - 3º ano B

Ensino Médio - Literatura


Adriano Carvalho Martins
Alana Karen Napolitano
Andressa Cândido Ferreira
Bruno Vinicius de Paula Melo
Crislaine dos Santos Conceição
Danieli dos Santos Cabreira
Denize Marques da Silva
Djane da Silva Cunha
Fabrício Dantas Rocha
Flávio Santos Del Padre
Gabriela Andrade dos Santos
Jaqueline Iara Rodrigues
Jéssica Cristina Gonçalves dos Santos
Letícia Souza dos Santos
Lisandra Garcia Araújo
Luana Zanon Alencar
Lucas Felipe Bastião
Lucas Serrano Tulio
Marcela Félix dos Santos
Márcio Silveira Gomes
Marília Aquino Zanella
Mirian Gislaine Vincle Gonçalves
Moacir Kramer Júnior
Priscila Ferreira Soares
Rafael Ferreira Ávalo
Tássia Camila Flores Espíndola Cavalheiro
Thaís Vaz Nelvo
Valéria Rodrigues Nobre Sant'ana
Vitória Trevisan Amarilla
Wellington Jonatan Neres
Wellington Rodrigues da Silva
William Paiva Ugarte
Lucas Franco Cazini
Thaís Ramos da Silva
Ana Caroline Pereira Cardoso
Priscila Silva Pereira
Rafaela Paula Gonçalves da Silva
Stephany Lilian Silveira França
Wallison Leoni Oliveira dos Santos
Jhesly Estevam Oliveira dos Santos
Estéfane Suzane Camargo Macedo
Elber Pereira Gomes

Alunos 2011 - 2º ano B

Ensino Médio - Literatura


Ana Beatriz Vieira dos Santos
Beatriz dos Santos Cardoso
Caroline da Silva Soares
Crislaine Xavier de Azevedo
Cristiane Tiago dos Santos
Daniele da Rosa Moreira
Eduardo Moreira de Souza
Fernando Dourado de Paula
Franciane Carol dos Santos
Janaína Ribeiro dos Santos
Jenefer Beatriz Cardenal Jakoski
Josiane Martins Cavalcanti
Julio César Vieira da Silva
Larissa Schaffer Roese
Letícia Gomes Branco
Letícia Lopes de Assis Loures
Luciene Oliveira Fernandes
Manoel Neves da Silva Júnior
Mariane Almeida Guimarães
Michelle Cardoso Aquino da Silva
Milene Cardozo Martins
Mirian Gonçalves Pereira
Naiana Gomes dos Santos
Natália Aparecida Rodrigues dos Santos
Olga Rodrigues Melgarejo
Raquel Pereira Silva
Talisson Rocha Barbosa
Talita Martins Fonseca
Thaís do Nascimento Cabreira
Willian Medeiros de Souza
Milena Matoso de Brito
Daniela dos Santos Cáceres Lopes
Skarleth Leriani Pinnow Storari
Alysson Lemes Ventura
Karina Salateski Carvalho
Ronaldo Cabanas Palácios

Alunos 2011 - 2º ano A

Ensino Médio - Literatura


Adevirgiana Fernandes
Alitta Cristina Fleming Teles Alves
Ana Caroline da Costa Pereira
Ana Karoline Pessette
Andressa Mello Gomes
Antonio Pedro Lino Júnior
Ariele Oliveira Pereira
Bárbara Finck
Brenda Bertola de Matos
Carla Souza Santana
Cristiane de Jesus Lopes
Daiane da Rosa Moreira
Dayane Pires Alencar
Dayson Rocha Scherwinski
Diego Cáceres Santana
Elaine Leonardo Leite
Fernanda dos Santos Tobin
Fernanda Kelly Maso
Fernando Domingues Balbim
Flávia Ferreira Bernardo
Giovani Bruno Matraxia
Harrison Saucedo de Oliveira
Isabela Viveiros Bacule dos Santos
Klisciane Espíndola Medeiros
Leonardy Gonçalves Gauna
Lorraine Angelina Dourado de Paula
Marina Rodrigues de Sales Marques
Patrícia Maldonado Ferreira
Rutimara Alves Romeiro
Suelem Nascimento Martins
Thainara Denise Paula Vallejo
Alysson Lemes Ventura
Vanessa de Souza Ramos
Victoria Georgia Cheuiche de Oliveira
Sara Ribeiro
Andressa Mello Gomes
Byanca Vieira Araújo

Alunos 2011 - 1º ano H

Ensino Médio - Literatura


Alysson Lima Domingues
Ana Yara Mathias Pereira
Andressa Ferreira Cassal
Bruna Ferreira Flores
Bruna Trentin Álvares
Bruno Delgado Ortega
Daniel Bruno Gonçalves
Daniele Vilhalva de Carvalho Bonavoglia
Elbio Manviler Teixeira Neto
Frenciele de Oliveira Pereira
Gabriela Reisdorfer Cáceres
Guilherme Henrique Leite
Henrique Alves Diniz
Hygor Jara de Araújo
Ian Lourenço
Ione Darold Sounis
Karen Dayane Rodrigues Marques
Luana Ramos Batista
Lucas Bernardo da Silva
Mariana de Menezes Calegari
Mayara Carvalho da Silva
Mireli de Souza Araújo
Natália Rodrigues Dias
Nathália Mickeli Andrade de Lima
Paulo Ricardo dos Santos Gomes
Prisciely Vieira da Silva
Rafael Pereira dos Santos
Rayani Gonçalves da Siva Pereira da Cruz
Taynara Rotta
Vanessa Alves Arguelo
Vaniele Modesto Aquino
Wellington Pinto da Silva
William Silva de Almeida
Antonio Aguir Júnior
Lucas Portilho
Samara Cáceres Zamboni
Alysson Lima Domingues
Felipe Guilherme Machado Gomes
Antonio Rodrigo Marques Ribeiro
Débora Thomaz de Aragão
Samara Silva de Souza
Lucas Vinicius Machado Brandina
Adrieli Peres Souza

Alunos 2011 - 1º ano G

Ensino Médio - Literatura


Alessandra Telis dos Santos
Amanda Nobre S'antana
Ana Flávia Santos
Ana Paula Santos Diniz
Antonio Carlos Alencar de Oliveira
Carlos Alexandre Lino Magro
Evelin Loana Magro Lino
Fabrício do Amaral Silva
Fagner Lucas da Silva
Flávia Grance Prestes
Franciele Janaína Dantas Rocha
Giuliana Silva Torres
Gustavo dos Santos Silva
Jean André Sausen
Jean Marcos Nascimento de Souza
Jeferson Oliveira de Souza
Joice de Oliveira Pedroso
Lucas Menezes de Morais
Lucas Vieira dos Santos
Lucas Willian Fernandes Albuquerque
Maicon Douglas de Oliveira
Matheus Vinícios da Silva Ferreira
Milene Martin da Silva
Mirela Dantas dos Reis
Natália Garcia Guedes
Natália Giovana Leite
Ozéias Lopes Paes de Almeida
Paula Nayara Valhejo de Lima
Rafael Sgamate Vitor
Rafaela Alves Ribeiro
Raffael Ribeiro dos Santos
Sidnei Portela
Stefany Mariah Bandeira da Costa
Tamara Escalante Bareiro
Viviane Silva dos Reis
Weverson Lieser Souza Brito
Bruna Lopes de Souza
Cézar Augusto Pena da Rosa
Beatriz Adriana Rodrigues da Silva

Alunos 2011 - 1º ano F

Ensino Médio - Literatura


Alex Rodrigo Flores Alves
Ana Carolina Colman
Anderson de Oliveira Mello
Bruna Grazielle Tobias Ifrain
Brunei Andrade Costa
Bruno Rodrigues de Souza Previati
Camila Rodrigues Domingues
Carolina Rodrigues Gonçalves
Cézar Augusto Pena da Rosa
Clarane Pinheiro Faustino
Felipe Oliveira Maciel
Fênix Cabreira Martins
Fernando César Lenis Martins
Franciele Lima de Souza
Geovanir Araújo Cabreira
Izabel Caroline Souza Alves
Jaderson Pereira Menezes
Jesse Pereira Silva
Joice Pereira Franco
Joyce Suéllen Menotti
Juliane Sanches Gomes
Larissa Alves Martins
Leidiane Gomes Fernandes
Lohrana Ingrid Gonçalves Costa
Luan Rafael Sperandio Silva
Lucas Barrios Gonçalves
Lucas dos Santos Galbiati
Marcos Matheus Leivas Leite
Patrik Yuri Mendes Figueiredo
Paulo Henrique Barbosa Corradini
Paulo Vinícius de Sousa Belmont
Tamires Barbosa das Merces
Valber da Silva Rikli
Valdemir Escalante Ferreira
Wesley de Souza Alves
Renan Lustosa Vieira
Hygor Jara de Araújo
Ivone dos Santos de Oliveira
Alexsander Barbosa Siqueira
Daniely Bernal Vilhalba
Guilherme Militão Pereira
Nádia Rodrigues Penzo
Valber da Silva Rikli
Guilherme Militão Pereira

Alunos 2011 - 1º ano E

Ensino Médio  - Literatura


Ádrea dos Santos Ramos
Alan Antonio da Silva
Amanda Nunes Godim
Ana Carolina Valensuelo Benites
Ayrton da Silva Gordilho
Beatriz da Fonseca Corrêa
Bianca Bonini da Silva
Cristiano Zanetti Xavier
Deivid de Souza Antunes
Dyego Bogarim de Souza Benites
Ediellen Tayane Ferreira Valensuelo
Elias Pereira Santos Júnior
Ellen Juliana Silva Villalba
Isac Braga Garcia
Jaison Roberto Fonseca Fernandes
Janaína Fernandes Gonçalves
Jeferson Ferreira Vieira
João Moragas Ferraz
Joice dos Santos Brandão
Josenira dos Santos Brandão
Josielly Albuquerque Prestes
Karla de Oliveira Vaz
Kênia Francelino Pereira
Kennedy Soares Barbosa da Silva
Luciano da Paula Souza
Nátali Mara Diniz da Silva
Natália Balbino Soares
Natália Martins de Melo
Priscila de Oliveira Meireles
Simone Cristina Peixoto Coelho
Suellen Dias dos Santos
Thalise Vitorino Bittencourt Leite
Vanessa Wagner de Souza
Viviane Morato Pires
Wanderley Gimenes Figueiredo
Pedro Stefaisk Dias Leite
Lucas Eduardo Rodrigues Moreira

Alunos 2011 - 1º ano D

Ensino Médio - Literatura


Alex Gelson Gomes
Alisson Soares Espíndola
Amanda Vilhalga Trindade
Anderson Tavares de Oliveira
Angélica da Silva Valente
Bruna Cristina Lemes Felipichuki
Bruna Vanessa Carvalho dos Santos
Bruno Santana de Oliveira
Camille Belido Espinosa
Geovanna de Oliveira Antonio
Ismael Chamorro Garcia Júnior
Jary Pereira de Carvalho Júnior
Jean Carlos da Silva Corim
Jéssica Alves dos Santos
Joice Cristina Mertevic
Kelly Tainá da Silva Barbosa
Lucas Alves Cardoso
Magda Ribeiro Candia
Matheus Franco Silva
Nayara Santos de Souza
Patrícia de Lima Teixeira
Robson Cássio da Silva
Rodrigo Raimundo de Souza
Simone Peres Barbosa
Thainá Mota Ferreira
Tuany Cristina Silva Santos
Alessandra das Neves Pereira da Silva
Victor Vargas Vieira
Juliana Aran Colman Batista
Natália Oliveira Batalha
Hellen Tatiane Vieira dos Santos
Thainara da Silva
Laisiane dos Santos Alencar
Franklin Santos da Costa

Alunos 2011 - 1º ano C


Ensino Médio - Literatura

Alice Gratival de Souza
Ana Paula Fonseca da Silva
Beatriz Fávero Neres
Bruna Gauna
Bruna Viegas do Nascimento
Bruno Teixeira Betoni
Camila Rodrigues Dias
Carlos Estevão Rodrigues Azambuja
César Vinícius Queiroz Velasque
Cléber Palhano Ortega
Cleiton Alves da Silva
Douglas Aparecido Araújo dos Santos
Érica dos Santos Chaves
Fabiana da Silva Lopes
Gabriel Figueiredo da Silva
Gabriela Coimbra Veron de Almeida
Glória de Cássia França dos Santos
Igor Brandão de Moura
Jacson Fonseca Moura
Juliane Fernanda Duarte Araújo
Kássia Fernanda Sais Fonseca
Laiza dos Santos
Leila Daniele Martins Samaniego
Leonardo Betoni de Menezes
Luiggi de Barros Cestari
Maicon Rodrigues Lopes
Marlon Roberto dos Santos Silva
Matheus Ferreira Barbosa
Nayane Pereira de Freitas
Nayara Vieira Peres
Paulo Rocha da Conceição Júnior
Tainá da Silva Santos
Thainara Bezerra dos Santos
Thaís Matozo Nunes
Valéria Aparecida Lima Rodrigues
Lucas da Silva Goulart
Bruno Teles
Letícia Vitória Barros Bazan
Anderson Ferraz Borge
Gabriel dos Santos Félix
Daniela Benites

Alunos 2011 - 1º ano B

Ensino Médio - Literatura

Aline Brandão da Silva

Alisson Bonari Caetano
Amanda Vanessa Miliorini
Andressa dos Santos Dimas
Áurea Rita Alcântara Ramos
Bruna Feuser Militão Almeida
Bruna Olímpia Santos
Carlos Eduardo Cáceres Santana
Cleverson Alves
Deise Batista Campos
Douglas Rodrigues Manzato
Fabiana Saldanha Palácio
Fabíola Gauna Barro
Flávia Freitas de Mattos
Franciele Moura Frangiotti
Gabriela Cáceres Santana
Gisele Santos Souza
Gizelly Marques Espíndola
Isabelly Janczeski
Isis Lima da Silva
Jéssica Santiago da Silva
Jhonne Dias Gomes
Joaquim Lucas Floriano Pedro Alvar Omauro Márcio Igatemy Odilon Anáter
Julia Izabela Pinheiro Cabreira
Juliane Cristina do Amaral Trindade da Silva
Laura Raquel Palácio
Leonardo Alisson Novaes do Amaral
Leonardo de Souza Silva
Marlon Flores Furtado
Miguel dos Santos Gomes Ximenes
Natália Amaicone Aguiar
Raison Moisés Machado de Souza
Ricardo Tetila Dourado
Rodrigo dos Santos Souza
Tainá Andrade Pinto
Tainá Milene Fonseca Pereira
Wellington Marcos da Silva
Ricardo de Almeida Lourenço
Lucas Vinicius Peres Bordão
Paulo Henrique de Lima Souza
Guilheme Lemos Ramires
Miguel dos Santos Gomes Ximenes
Guilherme Militão Pereira

Alunos 2011 - 1º ano A

Ensino Médio - Literatura

Alex Alberto Requena Nunez
Aline Nazareth de Castro
Amanda Sales dos Santos
André Luiz Oliveira da Silva
Bruna Moreno Martins
Bruno Gonçalves Aguilieri
Camila Pires de Sousa
Carlos Roberto Brum Grance
Claudinéia Araújo Fernandes
Cléber Luís Gomes de Matos
Daniele Freitas de Brito
Davi Gonçalves da Silva
Diego de Souza Ximenes
Elaine Pereira Jara
Fernando Henrique Borba Brites
Gabriela Pereira Souza
Guilherme de Oliveira Souza
Ianca Santana Marinho
Jaqkeline dos Santos Oliveira
Jeferson Alves Pereira
João Henrique Cardoso Viana
Joice Maria da Silva Oliveira
Josiane Fernandes
Keila Martins Nogueira
Kelly da Costa Peres
Lucas Brandão de Oliveira
Luciene da Cruz Cortes
Marcelo dos Santos Xavier
Marcos Gabriel Cardoso Silva
Marineide Romeiro Lopes
Mirela Félix Batista
Natasha Emanuele Vieira Graciano
Renata Maria Maragno Morais
Sarah Branda Ferreira dos Santos
Tatiane Souza Silva
Thais Mota Ferreira
Thaynara Antonia Pedroso Zanchet
Lucas Borges Dantas
Weliton Melgarejo Rodrigues

Alunos 2011 - 9º ano C

Ensino Fundamental - Língua Inglesa


Alex de Lima Silva
Ana Carolina Rodrigues de Lira
Andressa Bezerra de Vasconcelos
Gabriela dos Santos Bezerra
Geovana Pereira
Glesyane Lopes Reis do Nascimento
Greiciane Griebeler Rodrigues
Jeferson Aparecido da Silva
Jéssica Mayara Recalde
João Vitor de Almeida
Juliana Viegas do Nascimento
Karolaine de Oliveira Antunes
Luís Gabriel de Souza Silva
Marieli Rodrigues Gonçalves
Pablo Chaffer Roese
Pâmela Viegas do Nascimento Marques
Pedro Henrique Lemesa Pereira
Rafaela Coimbra Veron Almeida
Robson Henrique Garcia Fonseca
Rodrigo Fernandes Emboaba
Tahis Suelin dos Santos Almeida
Thailis Mattozo Alencastro
Tháyla Carolyne Aquino de Andrade
Victor Augusto Marques
Wesley Alvarenga Barrios Alves
Natália Alves Gomes
Naiara Maria de Araújo Silva
José Augusto Soares dos Santos
Mariana Silva Ferreira
Flávia Moraes de Oliveira
Bianca Ferreira de Souza
William Correia Talaveira
Vanessa Pinto Oliveira
Lincoln Zaghi Júnior
Paulla Thalia Vieira
Rognei Antunes da Siva
Leonardo Alves de Jesus
Fábio







Alunos 2011 - 7º ano E

Ensino Fundamental - Língua Inglesa


Alexsandro Mariano da Silva
Allan Fernandes de Oliveira
Ana Claudia Romero Melgarejo
André Luiz Morinico Ribeiro
Arno Vieira da Silva
Bruno Martins de Oliveira
Bruno Rodrigues Valdez
Claudio Chaparro Lima
Dheime Rodrigues Gamarra
Diego da Cruz Silva
Edmo Gonçalves Flores
Estéfani Requena Nunez
Everton dos Santos Fortunato
Gilmar Peixoto
Giovani Parra Valério
Jerferson Garcia Ribeiro
João Victor de Oliveira de Lima
Josilaine de Souza dos Santos
Júlio César Florenciano Lopes
Karoline França Gonzalez
Lilian de Brum Kellner
Luana Rodrigues Clemente
Maicon Henrique Rodrigues Franco
Marcos Aparecido Gedro Tassinari
Matheus Braga Lemes
Mauro de Souza Santos
Mayara dos Anjos Furtado
Rafael Cabral Faria
Taís da Silva Ledesma
Taís Elaine Mongelo Correia
Willian Moterani Zaque
Wilson Batista Costa Filho
Gilmar Lopes
João Victor Santos Silveira
Audário César Targino Leite
Fabrício Silva de Souza
Carlos Henrique Assis Oliveira
Bruno Gonçalves de Jesus Silva
Adriana Sanches Caetano
Rafaela Righi Martins
Deberson Gimenes Rocha
Gabriel Trindade Mattos
Ivan Santos de Oliveira
Francielly de Moura Araújo
André Luiz Morinico Ribeiro

Alunos 2011- 7º ano D

Ensino Fundamental - Língua Inglesa



Alana Soares Brandão
Alex Willian Silva
Alexsandra Estéfani Pavão
Amanda Cristine Arteman Chaves
André Luiz Alencastro dos Anjos
André Luiz Chimenes Ramos
André Luiz de Almeida Chamorro
Anderson Rodrigues dos Santos
Andrielli Rodrigues
Antonio José de Andrade Júnior
Beatriz do Nascimento Silva
Bruna Luana Rodrigues Franco
Carla Beatriz Lazarim Steim
Daniele Ângelo Batista
Delianne Moura Maidana
Diones da Silva Arévalo
Efraim da Silva Souza
Eloísa Vitória Marcari Zanetti
Emily Tatiana Paiva Escobar
Felipe de Alcântara Brasil
Guilherme José Gonçalves da Silva
Gustavo da Silva Lima
Igor Palmeira Azambuja
Ítalo Henrique de Paula Rocha
Jean Gomes do Nascimento
Julio Cézar da Silva Borges
Karina Fernanda Nunção Fernandes
Kézia Pereira da Silva Ramos
Larissa da Rosa Rodrigues
Leonardo Alves Ortiz
Marco Vinícius de Oliveira Marques
Mirella Melo dos Santos
Miriam de Brum Kellner
Natália Alves Leiva
Raíssa Gabriele Sperádio Cabral
Thais Gonçalves da Silva
João Victor Oliveira de Lima
Michele Valeriano Correia
Lucas Henrique Correa Andrade

Alunos 2011 - 7º ano B

Ensino Fundamental - Língua Portuguesa



Alicia Garcia Acunha
Anderson Santiago da Silva
Cleber Gimene Ximenes
Dalvana da Silva Inhaia
Douglas Leandro Dias
Eugênio dos Santos Moraes
Eyve Kethellen Almeida Braga
Isabela Katiely Gomes Lopes
Jecilaine de Souza Silva
Jéssica Ferreira Souza
João Guilherme Dutra Soares
Letícia Verônica Machado
Luana Romano Pereira
Lucas Duarte Araújo
Luiz Roberto da Silva Valente
Marília Gabrielly de Souza Silva
Meirielly Lopes dos Santos
Natielly Trindade de Lima
Pablo Roberto Pontes Amarilla
Raiana Teixeira Netto
Stefani Brum de Morais
Taís da Silva
Talysmara Leão de Lima
Thaiandra da Silva Dias
Vanessa da Silva Valente
William da Silva Lopes
Caroline Vendramini Pippus
Joyce Alexandre Bezerra
Mirella Melo dos Santos
Gustavo Henrique Cavalheiro de Souza
Jessé Vincler dos Santos
Iara Grance Bispo
Bianca

domingo, 30 de outubro de 2011

Diga não ao bullying! - William Medeiros de Souza


De Bullying, agora vou falar
Preste muita atenção,
Pare para me escutar
E guardar no coração.
Hoje nossas escolas
Cheias de violência estão,
Garotos que agridem os outros
Só para chamar a atenção.
Afrontas e discussões
Acarretadas por valentões,
Que se sobrepõe aos demais
Só por se acharem os tais.
Apelidos, risadas,
Fofocas e humilhações,
São brincadeiras exageradas
Que machucam os corações.
Magrelo, dentuço,
Gorducho, sem noção,
Palavras inconscientes
Que se tornam uma agressão.
Quem bate
Quem machuca,
Você sabe!... Precisa da nossa ajuda,
Pois crescem sofrendo agressão,
E podem futuramente
Entrar em depressão!
E quem pode tirar essa ideia
De uma mente doentia?
Que foi alimentada com ódio
E humilhação a cada dia!
Cadê o companheirismo?
Cadê a gentileza?
Agora convertido
Em ira e tristeza!
Por isso, agora um alerta
Aos pais eu vou dar,
Converse com seus filhos
Para o “bullying” evitar.
Diga não ao “bullying”
Diga não a esta prática inconsciente,
Respeite o seu próximo
E conviva com o diferente!


*** William Medeiros de Souza é meu aluno, do 2º ano B / 2011.

sábado, 29 de outubro de 2011

O Império da Vaidade - Paulo Moreira Leite

Você sabe por que a televisão, a publicidade, o cinema e os jornais defendem os músculos torneados, as vitaminas milagrosas, as modelos longilíneas e as academias de ginástica? Porque tudo isso dá dinheiro. Sabe por que ninguém fala do afeto e do respeito entre duas pessoas comuns, mesmo meio gordas, um pouco feias, que fazem piquenique na praia? Porque isso não dá dinheiro para os negociantes, mas dá prazer para os participantes.

O prazer é físico, independentemente do físico que se tenha: namorar, tomar "milk-shake", sentir o sol na pele, carregar o filho no colo, andar descalço, ficar em casa sem fazer nada. Os melhores prazeres são de graça - a conversa com o amigo, o cheiro do jasmim, a rua vazia de madrugada -, e a humanidade sempre gostou de conviver com eles. Comer uma feijoada com amigos, tomar caipirinha no sábado é também uma grande pedida. Ter um momento de prazer é compensar muitos momentos de desprazer. Relaxar, descansar, despreocupar-se, desligar-se da competição, da áspera luta pela vida - isso é prazer.

Mas vivemos num mundo onde relaxar e desligar-se se tornou um problema. O prazer gratuito, espontâneo está cada vez mais difícil. O que importa, o que vale, é o prazer que se compra e se exibe, o que não deixa de ser um aspecto da competição. Estamos submetidos a uma cultura atroz, que quer nos fazer infelizes, ansiosos, neuróticos. As filhas precisam ser Xuxas, as namoradas precisam ser modelos que desfilam em Paris, os homens não podem assumir sua idade.

Não vivemos a ditadura do corpo, mas seu contrário: um massacre da indústria e do comércio. Querem que sintamos culpa quando nossa silhueta fica um pouco mais gorda, não porque querem que sejamos mais saudáveis - mas porque, se não ficarmos angustiados, não faremos mais regimes, não compraremos mais produtos dietéticos, nem produtos de beleza, nem roupas e mais roupas. Precisam de nossa impotência, da nossa inse gurança, da nossa angústia.

O único valor coerente que essa cultura apresenta é o narcisismo. Vivemos voltados para dentro, à procura de mundos interiores (ou mesmo vidas anteriores). O esoterismo não acaba nunca - só muda de papa a cada Bienal do Livro -, assim como os cursos de autoconhecimento, auto-realização e, especialmente, autopromoção. O narcisismo explica nossa ânsia pela fama e pela posição social. É hipocrisia dizer que entramos numa academia de ginástica porque estamos preocupados com a saúde. Se fosse assim, já teríamos arrumado uma solução para questões mais graves, como a poluição que arrebenta os pulmões, o barulho das grandes cidades, a falta de saneamento.

Estamos preocupados em marcar a diferença, em afirmar uma hierarquia social, em ser distintos da massa. O cidadão que passa o dia à frente do espelho, medindo o bíceps e comparando o tórax com o do vizinho do lado, é uma pessoa movida por uma necessidade desesperada - precisa ser admirado para conseguir gostar de si próprio. A mulher que fez da luta contra os cabelos brancos e as rugas seu maior projeto de vida tornou-se a vítima preferencial de um massacre perpetrado pela indústria de cosméticos. Como foi demonstrado pela feminista americana Naomi Wolf, o segredo da indústria da boa forma é que as pessoas nunca ficam em boa forma: os métodos de rejuvenescimento não impedem o envelhecimento, 90% das pessoas que fazem regime voltam a engordar, e assim por diante. O que se vende não é um sonho, mas um fracasso, uma angústia, uma derrota.

Estamos atrás de uma beleza frenética, de um padrão externo, fabricado, que não é neutro nem inocente. Ao longo dos séculos, a beleza sempre esteve associada ao ócio. As mulheres do Renascimento tinham aquelas formas porque isso mostrava que elas não trabalhavam. As belas personagens femininas do romantismo brasileiro sempre tinham a pele branca, alabastrina -, qualquer tom mais moreno, como se sabe, já significava escravidão e trabalho. Beleza é luta de classes. Estamos na fase da beleza ostentatória, que faz questão de mostrar o dinheiro, o tempo livre para passar tardes em academias e mostra, afinal, quem nós somos: bonitos, ricos e dignos de ser admirados.

Alunos 2010 - 3º ano C

Literatura - Ensino Médio


Adriana Damazio Gama
Aldomiro Chemenes Sutil
Algimiro Chaves de Araújo Júnior
Allan dos Santos Medeiro
Ana Paula Camargo Bezerra
Anderson Silvério do Prado
Bruna Vieira dos Santos
Caio Henrique Figueiredo dos Santos
Carlos Eduardo dos Santos
Carlos Rafael Martins da Silveira
Daiane Gomes dos Santos
Douglas Marcelo Leite
Edisséia de Oliveira Gomes
Edna Sales dos Santos
Elaine Regina Matos de Freitas
Elias Gomes Júnior
Flávia Cristina Gonçalves da Silva
Flávio Lorentz Reinhel
Franceli Gonçalves de Freitas
Franciele dos Santos Silva
Francielly Maíra das Neves Lima
Franklin Moreno da Silva
Gislaine Vilhalva das Merces
Ilana Michelle Rodrigues Moreira
Jó Henrique Cardoso Farias
Julio Belchior Correa
Kemertton Fernando Pereira
Leidiane Fortunato Ramos
Luana Sanches Gomes
Lucimar Calisto de Oliveira
Magda Paiva dos Santos
Mariane Rodrigues Martins
Mayara Paula Américo Martins
Noeli Bórnia
Patrícia Pereira Lima
Rafael Dias Gomes
Raphael Rodrigues Moreira
Roberlei da Silva Nunes
Sílvia Lima Caldeira
Tauane Adriele Flores M. Cavalheiro
Valéria Alexandra Benites
Valquíria Teixeira Lima
Willian Andreoli Rodrigues
Rafael Rodrigues do Nascimento
Kamila Fernandes Leandro
Fernando Pereira
Eliandra Barbosa
Luiz Alves Filho
Adriano Amaral
Alisson Rosa
Fabiane Prestes
Priscila Fonseca
Bianca Silva