quarta-feira, 26 de junho de 2013

Concurso de Cartas dos Correios 2013 - Aluna: Julia Brida Loureiro

Dourados/MS, 09 de Março de 2013.


Oi, minha irmã, Sofia!


Querida irmã, sei que hoje você ainda é um bebê, mas te escrevo esta carta para que, futuramente, você saiba como a água é um bem precioso, porque daqui há uns 10 ou 20 anos, a água não vai mais ser como agora; as pessoas terão que comprar água, tendo, às vezes, que roubar umas das outras, então, vou lhe falar como ela é importante e porque devemos preservá-la.
A água é indispensável para nossa sobrevivência, nós a ocupamos para tudo: lavar louça, fazer comida, lavar roupas, tomar banho, escovar os dentes, limpar calçadas, regar plantas, lavar o carro e o que é mais importante, beber. O corpo de uma pessoa é composto por 70% de água e, sem ela, o sangue ficaria mais grosso, prejudicando muito à saúde, levando as pessoas à morte por desidratação.
A água está em todas as partes do planeta, embaixo da Terra (rios subterrâneos), nos mares, nas nuvens e vários outros lugares. Os animais precisam da água por vários motivos: existem os peixes e outras espécies que possuem a água como seu habitat natural; existem os que constroem suas moradias sobre a água e, também, os que não são aquáticos, mas usam a água e os seres, dentro dela, para se alimentar.
Portanto, lembre-se bem: não jogue lixo nos rios, lagos e mares, pois os animais que vivem nesses lugares acabam se alimentando desses lixos e, quando comemos peixes, por exemplo, os lixos por eles ingeridos, acabamos ingerindo também; isso pode fazer muito mal à saúde.
Então, não desperdice água, gaste com sabedoria e não se esqueça das palavras de sua irmã. Um abraço e grande beijo!

Julia Brida Loureiro.
Carta escolhida para representar o 9º ano do Ensino Fundamental,
da Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso,
no concurso cultural dos Correios de 2013.
Fonte: Blog da Esc. Reis Veloso: http://alunosproducoes.blogspot.com.br/

terça-feira, 25 de junho de 2013

Aulas de Literatura incentivam o hábito de ler através de constantes rodas de leitura





         As aulas de Literatura, ministradas pela professora Ana Claudia Brida, primam pelo incentivo da leitura e do conhecimento das grandes obras de autores nacionais e internacionais. Os alunos são incentivados a ler coletivamente aos grandes clássicos, em rodas de leitura, na qual são avaliadas a fluência diante do texto, a discussão e a análise acerca dos temas apresentados dentro das obras.

No ano de 2013, durante o primeiro bimestre, os alunos de todos os anos do Ensino Médio, nos quais a professora leciona, tiveram a oportunidade de ler e discutir as obras “Ilíada”, de Homero, um dos principais textos da Antiguidade Clássica e que figura entre as obras mais importantes da humanidade; “Amor de Perdição”, obra fundamental do Romantismo, de autoria do escritor português Camilo Castelo Branco, e “Os sertões”, de Euclides da Cunha, obra introdutora dos aspectos modernistas no Brasil e que serviu para muitos debates produtivos com as turmas, em sala de aula, visto que aborda temas como a miséria extrema do interior nordestino, a construção da identidade do homem sertanejo, as teorias polêmicas do início do século XX sobre a miscigenação dos povos e o fanatismo religioso e ideológico.

Todos os alunos apresentaram diante da atividade bastante interesse e participaram ativamente da leitura e das discussões, o que colaborou para gerar aulas em que, visivelmente, o aprendizado pode se concretizar e os mesmos puderam adquirir a noção de respeito ao patrimônio cultural para preservá-lo e transmiti-lo aos seus subsequentes.

Para os próximos bimestres, a professora planeja realizar novas rodas de leitura envolvendo obras como “Rei Artur e os cavaleiros da távola redonda”, baseado na obra original de Thomas Mallory e “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, além de grandes nomes da literatura nacional, como José de Alencar, Aluísio Azevedo, Machado de Assis, José Lins do Rego, Graciliano Ramos e Clarice Lispector.



FONTE: http://reisveloso.blogspot.com.br/2013/05/aulas-de-literatura-incentivam-o-habito.html