segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dissertação - O que é família? - Luan Alencar

A Família Contemporânea

          Família deve ser compreendida como a união de indivíduos que possuem afinidades, podendo ter ou não laços sanguíneos.
          Na família contemporânea, as barreiras de identidades entre os dois sexos são derrubadas, surge então novos retratos de composição familiar, deixando no passado a ideia padrão que se tinha sobre família.
         Devido a tantas mudanças de comportamento da sociedade, surge, então, a falta de uma legislação flexível e adaptada às novas configurações familiares.
          A pluralização da família trouxe novos conceitos e configurações que não são iguais à tradicional família patriarcal; a composição necessária para ser uma família deixa de ter um padrão, ou seja, marido, esposa e filhos. Hoje existem famílias homoafetivas, monoparentais, entre outras, sendo que todas visam o afeto como o principal requisito de sua constituição.
         Portanto, com o surgimento de variadas formas de composição familiar, nossa legislação ainda tem muito a evoluir, principalmente, nos casos em que os pais adotivos são "gays" ou "lésbicas"; é importante uma divulgação dos problemas jurídicos enfrentados pelas famílias homossexuais.

Aluno: Luan Alexandre Ferreira Alencar
3º ano E
Professora Orientadora: Ana Claudia Brida
Temática: "O que é família?"

Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso

Dissertação - O que é família? - Alisson Caetano

Essência Familiar

          Antiquada e padronizada, esta é a caracterização tradicional, em que socialmente só aceita se apresentar o padrão homem, mulher e filho, unidos por laços de sangue e afetivos. No entanto, tal caracterização vem passando por diversas mudanças de conceito.
          No Brasil, o modelo tradicional já deixou de ser dominante, visto que muitas famílias são pautadas em novos modelos, como casos de casais sem filhos, casais homoafetivos, pessoas morando sozinhas, etc. Dessa maneira, já é notável que a sociedade vem passando por modificações e, consequentemente, a família também.
          A principal função da família é educar e se inserir na sociedade, portanto, é possível observar que para ser uma família não é apenas necessário o parentesco, mas também, afetividade recíproca; a exemplo disto, há casos de casais homoafetivos que pretendiam adotar uma criança considerada rejeitada socialmente por apresentar cor diferente da maioria dos casais, os quais buscam, principalmente, semelhanças consigo mesmos. Em lares como aquele, percebe-se que o principal fator de uma família é o amor que os relaciona.
          Recentemente, nos Estados Unidos, foi legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Tal legalização gerou inúmeras discussões, pois muitas pessoas afirmavam que o conceito de família estava sendo corrompido; no entanto, a família é um conceito muito relativo, pois nem sempre laços sanguíneos indicam afetividade.
          Portanto, observa-se que a família, tanto a tradicional quanto a moderna, tem uma função primordial de educação e inserção na sociedade; esta não deve ser desclassificada apenas por ser diferente. Para isto ocorrer, é importante que o respeito seja concretizado e que a educação exerça um papel fundamental na ampliação de conceitos familiares, fazendo com que as crianças desde cedo aprendam a aceitar seus modelos familiares.

Aluno: Alisson Bonari Caetano
3º ano D
Professora Orientadora: Ana Claudia Brida
Temática: "O que é família?"

Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso


terça-feira, 7 de abril de 2015

Escola X Religião

Escolas públicas, como já diz o nome, pertencem ao público, portanto, engloba alunos de diversas etnias, religiões, orientações sexuais... e TODOS devem ser respeitados e tratados com igualdade.

Quando se privilegia apenas uma forma de pensar ou ser imediatamente se EXCLUI e INFERIORIZA quem é diferente!

E existe Lei para provar que todos devem ser tratados com dignidade e respeito.

Não respeitar essa diversidade é CRIME!


Alunos do 2º ano realizam trabalho sobre "Noite na Taverna"

     A turma do 2º ano A, matutino, da E.E.M.J.P. dos Reis Veloso apresentou um seminário na disciplina de Literatura, ministrada pela professora Ana Claudia Brida, sobre a obra Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.
     Num primeiro momento, os alunos assistiram a uma palestra, ministrada pelo acadêmico da UEMS e estagiário do PIBID, Thiago Aguiar Rossi, ensinando-os como elaborar um bom seminário. 
     A segunda parte consistia na leitura da obra literária que narra a história de um grupo de jovens que se reúne num bar obscuro e relatam suas histórias românticas e de terror entre eles. Cada capítulo da obra é atribuído a um dos personagens para que este conte o que lhe aconteceu.
    Após esse processo foi feita a divisão dos grupos em cinco equipes e cada uma ficou responsável por elaborar um cartaz e contar para a turma as histórias do livro.
     Todos os grupos apresentaram satisfatoriamente o seminário e provaram que gostaram bastante da obra, mesmo porque esta foi escrita pelo autor bastante jovem e tratando de assuntos típicos que os adolescentes apreciam e acompanham nos filmes e seriados pela televisão e Internet.
    Os colegas interagiam participando e questionando os demais, em alguns momentos, até mesmo com bastante diversão.
      Foi uma aula muito interativa e que, provavelmente, trará bons resultados na avaliação bimestral.

Aluna surda apresenta seminário de Língua Portuguesa para seus colegas

     

      Um dos assuntos mais debatidos na Educação é sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais. Em tese, há discursos belíssimos incentivando essa prática, mas na realidade, poucos realmente conseguem progredir nos estudos, principalmente na rede pública. 
     O caso mais preocupante são os dos alunos com deficiência auditiva. Embora contem com a presença de um professor intérprete em sala de aula, sofrem com uma série de fatores que vão desde o despreparo de alguns professores que não entendem o quanto a Libras (a linguagem de sinais que utilizam para se expressar) é diferente da Língua Portuguesa e não adaptam as suas provas, não mantém um diálogo constante com o intérprete buscando meios para auxiliar na aprendizagem deste aluno, talvez por não terem tido acesso a essa linguagem na universidade ou outros motivos escusos. 
Ainda há os problemas que os próprios surdos enfrentam quanto a aceitar a sua condição e até mesmo de algumas famílias que se recusam a permitir que os filhos tenham acesso a essa linguagem.
     Outro problema é que as universidades não se abrem para o ingresso deste tipo de aluno no ensino superior. As provas não são adaptadas. A redação do surdo é absolutamente diferenciada da do ouvinte e que tem a Língua Portuguesa como língua materna, não podendo ser corrigida por um professor da área de Letras apenas, mas sim com o auxílio de um intérprete.
     A E.E.M.J.P. dos Reis Veloso é uma escola que trabalha com o processo de inclusão, possui intérpretes competentes que estão sempre buscando se aperfeiçoar para auxiliar os alunos que acompanham, mas vale lembrar que o intérprete é um intermediário entre o surdo e o professor, o intérprete não pode realizar provas, nem fazer qualquer atividade pelo surdo, ao contrário, ele deve estimular o surdo a desenvolver suas aptidões.
     A professora Ana Claudia Brida, que ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura, trabalha com alunos com esse tipo de especialidade desde o ano de 2007. Agora em 2015, com o auxílio da intérprete Elisângela Nardez, tem realizado um trabalho conjunto com a aluna Gabrielly Benites de Aquino. A aluna tem sido um exemplo de superação e dedicação. Os conteúdos e a avaliação de Língua Portuguesa estão sendo adaptados para as necessidades dela e a aluna conseguiu, inclusive, apresentar para toda a sala em que estuda um seminário sobre um tópico complexo nesta disciplina, o Complemento Nominal (um dos termos integrantes da oração), que em Libras não teria como explicar, mas a mesma tem se empenhado e conseguiu apresentar com excelência.
     A aluna Gabrielly apresentou seus colegas de grupo para a classe, apresentou a definição de substantivo, artigo (que não existe em sua linguagem), adjetivo, advérbio e verbo e conseguiu fazer o processo de análise sintático-morfológica de várias frases. Para um aluno ouvinte isso é algo bastante simples, mas para ela dar esse passo foi preciso muito estudo, esforço e uma grande vontade de aprender.
     Enquanto ela executava a Libras, a intérprete traduzia para a sala sem interferir se ela estivesse falando certo ou errado. Mas não foi preciso corrigi-la, pois a mesma se saiu muito bem. A aluna está melhorando suas habilidades com isso de interpretação de textos e também fazendo com que toda a sala participe e a auxilie, tornando sua turma uma das mais participativas do colégio. Tudo isso mostra que quando todos se unem: família, professores, intérpretes e os alunos, os resultados obtidos serão sempre satisfatórios e aí sim acontece a verdadeira inclusão, possibilitando ao aluno com necessidades especiais que ele possa se expressar e captar o mundo.

Acadêmico do PIBID da UEMS realiza palestra sobre como apresentar seminários




          Uma das melhores formas de trabalhar com os alunos é por meio de seminários.  Num seminário, o aluno pode aprender a interagir com o grupo; ser direcionado para o processo de pesquisa, proposto pelo estudioso Pedro Demo que, inclusive, acredita ser este o melhor método de aprendizagem, já que estimula o espírito investigador no aprendiz e o faz procurar um método mais simplificado e de fácil assimilação para transmitir o conteúdo aos seus colegas; auxilia na procura por recursos tecnológicos que tornem ainda mais atrativo o trabalho a ser apresentado; possibilita que o aluno perca o receio de falar em público e o prepara para o conteúdo a ser cumprido conforme o que é exigido nos Referenciais Curriculares. 
          Diante de tudo isso, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, ministradas pela professora Ana Claudia Brida, na E.E.M.J.P. dos Reis Veloso, é um costume frequente esse tipo de trabalho. Pensando em preparar os alunos ainda mais, para a apresentação de trabalhos com qualidade,  a professora orientou o acadêmico do PIBID de Letras da UEMS, Thiago Aguiar Rossi, a elaborar uma palestra dinâmica e interativa sobre o processo de elaboração de seminários. 
          O acadêmico elaborou a palestra e apresentou para os segundos e terceiros anos do período matutino e noturno, na primeira semana do mês de março. Na forma de dez dicas para elaborar e apresentar um bom seminário,  a palestra fluiu com excelente aceitação. 
       Os alunos gostaram bastante e trouxeram vários questionamentos, podendo, com isso, aperfeiçoar suas técnicas de apresentação de trabalhos.
            Posteriormente,  a professora solicitou a realização de seminários  nas duas disciplinas e os resultados obtidos foram bastante satisfatórios,  visto que os alunos se empenharam, de fato, neste processo.
          Os resultados da palestra também influenciaram em outras disciplinas,  em que os demais professores elogiaram a desenvoltura e a organização dos alunos, bem como a qualidade do que foi proposto pelo acadêmico.  Com isso, todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem saíram ganhando.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Aprovados no Vestibular - Escola Reis Veloso 2015




A Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso é uma instituição que visa não apenas que seus alunos adquiram  conhecimentos, mas que esses conhecimentos sejam frutos da dedicação, esforço, capacidade para que se consolidem em bons resultados de aprovação e sucesso futuros, mas também uma educação voltada para a formação da cidadania. Essa é a grande meta e com satisfação, todos os anos temos colhido bons resultados nas aprovações dos vestibulares, tanto das Universidades Públicas quanto Privadas.
Algumas escolas enfatizam a aprovação de seus alunos apenas em áreas voltadas para a saúde, mas nós entendemos que a sociedade como um todo precisa de todas as profissões, nenhuma sendo inferior a outra. O que seríamos de nós sem médicos, dentistas, engenheiros, advogados, juízes, cientistas, professores e tantos outros profissionais? O importante é levar a sério e com afinco tudo o que se pretende fazer na vida e procuramos transmitir esses valores aos nossos alunos.
Os índices de aprovação só tem aumentado e agradecemos ao empenho de nossos alunos, a dedicação do corpo docente em sua maioria composta por professores especialistas e mestres em suas disciplinas, ao corpo administrativo e demais segmentos sempre dispostos a interceder em busca dos melhores resultados. Por conta destes ideais que carregamos, com muito orgulho, apresentamos a lista com os nomes dos alunos de nossa escola aprovados nos últimos vestibulares de 2015.
* Gustavo Mantovani - Artes Cênicas - UFGD.
* Ivan Martins - Arquitetura - UNIGRAN.
* Mayza Louveira - Arquitetura - UNIGRAN.
* Andressa Queiroz - Biotecnologia - UFGD.
* Andressa Vasconcelos - Ciências Biológicas - UFGD.
* Francisca Esmeralda Ajala - Ciências Biológicas - UFGD.
* Franklin Moreno da Silva - Ciências Contábeis - UFGD.
* Gabriela Moreira - Ciências Contábeis - UFGD.
* Jacson Fonseca Moura - Ciências Contábeis - UFGD.
* Laura Escorse - Ciências Contábeis - UNIGRAN.
* Leonardo Souza Alves - Ciências Contábeis - UFGD.
* Roberta Kelly Nascimento - Ciências Contábeis - UFGD.
* Ana Karolina Brendler - Design de Interiores - UNIGRAN.
* Fernanda Xavier de Azevedo - Design de Interiores - UNIGRAN.
* Joaquim Odilon Anáter - Direito - UNIGRAN.
* Thayla Andrade - Direito - UNIGRAN.
* Manoel Neves Júnior - Educação Física - UFGD.
* Maykis André Ferreira - Educação Física - UFGD.
* Lucas Barrios - Engenharia Agrícola - UFGD.
* Karina Silva - Engenharia de Alimentos - UFGD.
* Maria Pérez Massé - Engenharia de Alimentos - UFGD.
* Vanessa Aguilieri - Engenharia de Alimentos - UFGD.
* Layane Góis de Almeida - Engenharia de Aquicultura - UFGD.
* Karyna Alencastro - Engenharia Civil - UNIGRAN.
* Rodolfo Brandão - Engenharia da Computação - UFGD.
* Antônio Carlos Alencar - Engenharia de Energia - UFGD.
* Bruna Viegas - Física - UFGD.
* Juliana Nunes - História - UFGD.
* Leonardo Betoni Menezes - História - UFGD.
* Adriane Queiroz - Letras - UFGD.
* Ane Daniela Morais - Letras - UEMS.
* Renan do Carmo Sales  - Odontologia - UFMS.
* Jacqueline Borlinques - Pedagogia - UFGD.
* Ana Kelly - Psicologia  - UNIGRAN.
* Pâmela Viegas - Psicologia - ANHANGUERA.
* Bianca Souza - Química - UFGD.
* Glesyane Lopes - Química - UFGD.
* Idara Rúbea Dutra - Radiologia - UNIGRAN
* Laysla Aquino - Relações Internacionais - UFGD.
* Alan Marques - Sistemas de Informação - UFGD.
* Andrevan Escobar - Técnico em Produção Agrícola - UNIGRAN.
* Mirelly Souza - Zootecnia - UFGD.

OBS. Pedimos desculpas caso o nome de algum aprovado não tenha sido mencionado. Os nomes acima foram os que conseguimos localizar e entrar em contato.