sábado, 21 de novembro de 2015

Acadêmicos do PIBID/UEMS desenvolvem projeto de poesia na Escola Estadual Reis Veloso

     Entre agosto a novembro de 2015, os acadêmicos do curso de Letras, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, que fazem parte do PIBID/Literatura (Programa  Institucional de Bolsa  de Iniciação à Docência), em conjunto com a professora supervisora Ana Claudia Brida, que ministra a disciplina de Literatura na Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso e a coordenadora responsável pelo Programa na UEMS, Ana Claudia Duarte Mendes, desenvolveram um projeto intitulado "Poesia em sala de aula: integração literária entre universidade e escola" junto aos alunos do Ensino Médio.
     O projeto, a princípio, visava a introduzir  os acadêmicos participantes do  PIBID no cotidiano escolar,  fazendo  com  que  os mesmos desenvolvessem suas futuras práticas docentes,  visto que estes cursam uma  Licenciatura, através da experimentação e troca de experiências com os alunos e professor em sala de aula; bem como fazer com  que  os  acadêmicos adquirissem  o hábito  de pesquisa,  preparação, planejamento e execução de aulas em que predominavam a temática poética.
     Feito isso, o foco do trabalho voltava-se para os alunos do Ensino Médio, na perspectiva que estes interagissem  com  os  acadêmicos,  numa  relação próxima a que  mantém  com  a professora  em sala  de  aula,  com  respeito,  disciplina  e participação nas atividades propostas; desenvolvessem  o gosto  pela  leitura  através  do  material,  metodologia  e  atividades que foram apresentadas pelos pibidianos,  bem  como  a  criatividade  e  a  formação  de  uma opinião crítica por meio dos debates envolvendo a temática. Há que se salientar a intenção em apresentar autores renomados de poesia aos alunos, para estimulá-los no conhecimento de  sua  cultura,  entendendo-a como  patrimônio  cultural que  deve  ser  continuamente estudado  e  valorizado,  e  o aprimoramento  nos  processos  de interpretação  textual  e desenvolvimento de habilidades poéticas. 
    Os estagiários Caroline Lopes, Daniele Predes, Sônia Cardoso e Thiago Aguiar Rossi, todos participantes do PIBID  de  Literatura, acompanhados  pela  professora  Ana  Claudia,  selecionaram autores  de  poesia  relacionados  aos  Períodos  Literários  trabalhados  em aula  e,  a  partir disto, elaboraram duas aulas cada um, nos terceiros e quarto bimestres, envolvendo os referidos escritores. Essas aulas foram desenvolvidas pelos acadêmicos privilegiando as atividades de pesquisa, a leitura de poesia, a utilização de recursos tecnológicos, o debate e as interpretações e elaborações textuais por parte dos alunos. A escolha do tema por autores poéticos partiu de discussões  entre  a  professora e  os  acadêmicos,  pois  o  texto poético concede maior desenvolvimento de interpretações subjetivas e permite ao aluno aprender a contemplar o mundo numa  perspectiva  mais  sensível  e  simbólica, tornando  até  mesmo  possível  o desenvolvimento  de  habilidades  artísticas,  como  a  declamação de  poemas,  a musicalização dos  textos  e,  até  mesmo,  a  construção  poética.  Ao  final  de  cada aula,  os alunos participaram de maneira efetiva, debatendo e produzindo conhecimentos. 
     Foram abordados os escritores pertencentes ao Parnasianismo e Simbolismo Brasileiros com os alunos do 2º ano A, período matutino, pelas universitárias Caroline e Sônia. Para os 3º anos do Ensino Médio, períodos matutino e noturno, foram trabalhados os poetas modernistas Cecília Meireles e Vinicius de Moraes e os poetas contemporâneos autores de poemas concretistas, pelos acadêmicos Daniele e Thiago. Os pibidianos trabalharam com os alunos apresentando slides, trazendo materiais xerocopiados, músicas, brincadeiras, declamação e leitura de textos e, inclusive, confeccionando "lembrancinhas" aos alunos.
     A resposta por parte dos alunos do Ensino Médio foi bastante positiva, pois os mesmos prestaram muita atenção e se dedicaram ao que lhes foi proposto, interagindo, participando e debatendo sobre a temática. O resultado positivo do projeto fez com que a professora e os acadêmicos percebessem que é de extrema importância trazer para o cotidiano da sala de aula novidades, questionamentos e, principalmente, ouvir e descobrir as habilidades artísticas (no caso, poéticas) dos alunos.

Ana Claudia Brida.
21 nov. 2015
Professora Ana Claudia com os pibidianos Thiago e Caroline

Aula desenvolvida pela acadêmica Caroline.
Aula desenvolvida pelo acadêmico Thiago.

Aula desenvolvida pela pibidiana Daniele.

Aula desenvolvida pela estagiária Sônia.




terça-feira, 27 de outubro de 2015

Dissertação - Água, cultura e civilização - Carlos Steim Neto

Água: o bem essencial

O bem mais precioso que temos não é algo sólido, mas sim líquido. Da água em a energia para nossas casas e para as diversas indústrias que temos em nosso país. A água tem recebido diversas representações, significações e valorações pelos povos no mundo.

Há um ponto, contudo, em que não há divergência entre todos: a importância essencial da água para a sobrevivência humana. Percebe-se aqui, portanto, uma questão fundamental quando se fala em água: o seu aspecto social.

O problema, primordialmente, colocado sobre a água, nos dias atuais, e que parece, normalmente, como “ambiental” é, antes um problema social. A poluição dos mananciais ou a escassez de água são problemas socialmente construídos e, logo requerem uma solução do mesmo tipo.

A solução conjunta para o “problema da água” é uma questão de integração cidadã. A água, como necessidade essencial à vida, é um direito universal, o qual cabe ao Estado garantir. Mas, na medida em que este tem falhado no desempenho dos seus papéis, cabe a população organizada fazer valer os seus direitos na prática.

Tudo isto requer uma conscientização geral do problema da falta de água na sociedade, para que se tomem, de forma conjunta, decisões que visem à sua solução da melhor maneira possível.

Aluno: Carlos Batista Steim Neto
3º ano D
Professores Orientadores: Ana Claudia Brida e Anderson Santana da Silva.
Temática: Água, cultura e civilização

Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso

Dissertação - Água, cultura e civilização - João Azambuja

A importância da água

Raramente paramos para pensar no quanto a água é importante para as nossas vidas. Não somente para beber, mas para regar nossas plantas que nos darão frutos ou funcionar como um fortalecimento para nossa agricultura.

Grandes nações se formaram por saber utilizar esse recurso de forma sustentável, tendo como exemplo aquelas que são construídas em ambientes áridos. Países como os do Oriente Médio são exemplos de adaptação e investimentos para a economia e o tratamento da água.

É claro que a falta de água nos estados brasileiros, como São Paulo, acabou se tornando um drama humano; mas, infelizmente, isso só se tornou repercussão na mídia pelo fato de atingir a região Sudeste do país, enquanto outras regiões já sofriam com este problema.

Criar meios efetivos de irrigação e distribuição é essencial para neutralizar a seca, mas devemos dar origem às mudanças contra a poluição de nossos mananciais por meio de campanhas e conscientização.

Fica evidente que estamos presenciando momentos que demonstram nossas atitudes no passado. Cuidar deste elemento é importante para as gerações futuras.

Aluno: João Matheus Martins Azambuja
3º ano D
Professores Orientadores: Ana Claudia Brida e Anderson Santana da Silva.
Temática: Água, cultura e civilização

Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso

Dissertação - Água, cultura e civilização - Gabriel Pereira

Água: entre caos e escassez

O que é o planeta sem o aquecimento solar? O que são as flores sem o pólen coletado pelas abelhas? E o que somos nós, seres vivos, sem a água? Pode parecer inútil, mas o bem mais precioso e de fácil acesso pode, em futuras gerações, estar escasso.

Essa é uma das questões dos problemas mundiais da água que, obrigatoriamente, devem ser abordados por nós, culpados e irresponsáveis pela guarda d’água, que ainda nos mantém sadios e higienizados.

Desde há muito tempo, pesquisadores, cientistas e simpatizantes do assunto já estavam cientes que a água, algum dia, viria à extinção e, para evitar a proximidade do fato, alertaram-nos e continuam a alertar que devemos nos conscientizar pelo correto manuseamento da água.

A incógnita é que as pessoas tendem a resolver seus conflitos e problemas, justamente, quando eles estão quase ao fim do processo, no que resulta num dos piores medos que nós, seres humanos, tememos: o fracasso.


Para cessarmos ou apaziguarmos que esse drástico evento futuro ocorra, devemos usar em menos abundância o consumo d’água, tanto no uso doméstico, como no industrial; conscientizando também nossos filhos e netos (futuras gerações), para que não acabem tendo de passar por medidas extremas em relação aos problemas hídricos e a perda de seus benefícios quanto à poluição.

Aluno: Gabriel Silva Pereira
3º ano E
Professores Orientadores: Ana Claudia Brida e Anderson Santana da Silva.
Temática: Água, cultura e civilização
Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso

Dissertação - Água, cultura e civilização - Luis Zanella

Terra: Planeta Água

Sendo essencial e vital a tudo o que é vivo ou não, a água é um dos assuntos mais falados na mídia e, como muitos estão cansados de saber, a água vem sendo muito desprezada; mas vale lembrar que este elemento inspira muitas pessoas a fazerem projetos para que ocorra um menor desperdício de água.

Há um tempo, o planeta em que vivemos, que deveria ser conhecido por planeta Água, por conter mais água que terra, sofre com o desperdício a todo o momento, tornando-se um verdadeiro planeta Terra.

Embora muitas pessoas não dêem o devido valor à importância da água para sua subsistência. Estudiosos prevêem que daqui a cinquenta anos faltará água potável, tornando a vida das futuras gerações muito mais difícil, devido à falta que esse elemento, que rege a vida no planeta pode fazer.

Sendo este líquido um bem adquirido tão fácil para alguns países, não há qualquer cuidado; para outros países, com maiores dificuldades em obtê-lo, torna-se muito valorizado.


Para termos um menor desperdício de água seria uma boa ideia levar palestrantes para as escolas, empresas, etc. Com isso, teríamos desde cedo uma maior valorização e um menor desperdício fazendo tão pouco.

Aluno: Luis Augusto Zanella Aquino
3º ano E
Professores Orientadores: Ana Claudia Brida e Anderson Santana da Silva.
Temática: Água, cultura e civilização
Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Produção Textual - Importância da Língua Portuguesa - Jenifer Rozati

Aprender nunca é demais

     A Língua Portuguesa é importante porque ela está presente no nosso cotidiano. Com ela, aprendemos novas palavras, novos sentidos de expressão. Outro fato importante da Língua Portuguesa é a Leitura, com ela nos desenvolvemos com mais facilidade, além de poder ter o prazer de viajar em uma boa leitura. 
     Um fato que ocorre muito em nossa linguagem é a questão dos erros ortográficos, são muito frequentes e devemos dar mais atenção a isso, pois é preciso ter o máximo de conhecimento desta linguagem possível.
     As pessoas, ultimamente, preferem ver um programa de TV, ouvir músicas e utilizar os recursos da Internet, mas nenhum desses recursos citados é mais a favor do aprendizado da Língua Portuguesa que a Leitura.
     Se lermos pelo menos três páginas de livro por dia ou reservarmos um tempo especialmente para a leitura e a escrita desta linguagem, haveria uma grande melhoria neste aprendizado.
     Aprender nunca é demais, novas descobertas acabam gerando novos conhecimentos.

Aluna: Jenifer Rozati de Oliveira
1º ano D
Professora Orientadora: Ana Claudia Brida
Temática: Texto de Reflexão sobre a Importância da Língua Portuguesa.

Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso

Produção textual - Perfil Biográfico - Bruna Dresch

Livros, Palavras e Magia

     Os livros são importantes para a cultura, para uma mente mais aberta. Para mim, livros não representam somente isso. Cada um deles me acompanha e me ajuda a entender as coisas a partir de sua história.
     Não tem lugar que eu goste mais de entrar do que uma biblioteca ou uma livraria, aquele cheirinho de livro é tão bom! Até me sinto em casa. E aquele desejo de sempre levar um livro comigo... pena que nem sempre isso é possível.
     Eu considero os livros meus amigos. E a cada página que eu viro, às vezes, mesmo ainda estando sentada em minha cama, parece que estou viajando, viajando para lugares diferentes, em épocas diferentes.
     Nem todos compreendem tudo isso, me dizem que vou ficar doida uma hora, de tanto ler, ou simplesmente, acham tudo isso uma chatice ou uma bobeira; mas eu não ligo, e ainda digo: "Um dia me tornarei uma grande escritora". Para isso que já ando treinando. E basta um tempo vago, um lápis
e um papel, que a minha imaginação flui, as palavras vêm.
     Ah! As palavras... tantas coisas a serem faladas e escritas. Palavras bonitas, palavras mal ditas, palavras escritas, palavras contadas... o mundo das palavras é tão grande que, um dia, pode ser que venha até a me perder nele, mas quero conhecê-lo!

Aluna: Bruna Darold Dresch
2º ano C
Professora Orientadora: Ana Claudia Brida
Temática: Perfil Biográfico de um objeto

Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso