sábado, 21 de novembro de 2015

Acadêmicos do PIBID/UEMS desenvolvem projeto de poesia na Escola Estadual Reis Veloso

     Entre agosto a novembro de 2015, os acadêmicos do curso de Letras, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, que fazem parte do PIBID/Literatura (Programa  Institucional de Bolsa  de Iniciação à Docência), em conjunto com a professora supervisora Ana Claudia Brida, que ministra a disciplina de Literatura na Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso e a coordenadora responsável pelo Programa na UEMS, Ana Claudia Duarte Mendes, desenvolveram um projeto intitulado "Poesia em sala de aula: integração literária entre universidade e escola" junto aos alunos do Ensino Médio.
     O projeto, a princípio, visava a introduzir  os acadêmicos participantes do  PIBID no cotidiano escolar,  fazendo  com  que  os mesmos desenvolvessem suas futuras práticas docentes,  visto que estes cursam uma  Licenciatura, através da experimentação e troca de experiências com os alunos e professor em sala de aula; bem como fazer com  que  os  acadêmicos adquirissem  o hábito  de pesquisa,  preparação, planejamento e execução de aulas em que predominavam a temática poética.
     Feito isso, o foco do trabalho voltava-se para os alunos do Ensino Médio, na perspectiva que estes interagissem  com  os  acadêmicos,  numa  relação próxima a que  mantém  com  a professora  em sala  de  aula,  com  respeito,  disciplina  e participação nas atividades propostas; desenvolvessem  o gosto  pela  leitura  através  do  material,  metodologia  e  atividades que foram apresentadas pelos pibidianos,  bem  como  a  criatividade  e  a  formação  de  uma opinião crítica por meio dos debates envolvendo a temática. Há que se salientar a intenção em apresentar autores renomados de poesia aos alunos, para estimulá-los no conhecimento de  sua  cultura,  entendendo-a como  patrimônio  cultural que  deve  ser  continuamente estudado  e  valorizado,  e  o aprimoramento  nos  processos  de interpretação  textual  e desenvolvimento de habilidades poéticas. 
    Os estagiários Caroline Lopes, Daniele Predes, Sônia Cardoso e Thiago Aguiar Rossi, todos participantes do PIBID  de  Literatura, acompanhados  pela  professora  Ana  Claudia,  selecionaram autores  de  poesia  relacionados  aos  Períodos  Literários  trabalhados  em aula  e,  a  partir disto, elaboraram duas aulas cada um, nos terceiros e quarto bimestres, envolvendo os referidos escritores. Essas aulas foram desenvolvidas pelos acadêmicos privilegiando as atividades de pesquisa, a leitura de poesia, a utilização de recursos tecnológicos, o debate e as interpretações e elaborações textuais por parte dos alunos. A escolha do tema por autores poéticos partiu de discussões  entre  a  professora e  os  acadêmicos,  pois  o  texto poético concede maior desenvolvimento de interpretações subjetivas e permite ao aluno aprender a contemplar o mundo numa  perspectiva  mais  sensível  e  simbólica, tornando  até  mesmo  possível  o desenvolvimento  de  habilidades  artísticas,  como  a  declamação de  poemas,  a musicalização dos  textos  e,  até  mesmo,  a  construção  poética.  Ao  final  de  cada aula,  os alunos participaram de maneira efetiva, debatendo e produzindo conhecimentos. 
     Foram abordados os escritores pertencentes ao Parnasianismo e Simbolismo Brasileiros com os alunos do 2º ano A, período matutino, pelas universitárias Caroline e Sônia. Para os 3º anos do Ensino Médio, períodos matutino e noturno, foram trabalhados os poetas modernistas Cecília Meireles e Vinicius de Moraes e os poetas contemporâneos autores de poemas concretistas, pelos acadêmicos Daniele e Thiago. Os pibidianos trabalharam com os alunos apresentando slides, trazendo materiais xerocopiados, músicas, brincadeiras, declamação e leitura de textos e, inclusive, confeccionando "lembrancinhas" aos alunos.
     A resposta por parte dos alunos do Ensino Médio foi bastante positiva, pois os mesmos prestaram muita atenção e se dedicaram ao que lhes foi proposto, interagindo, participando e debatendo sobre a temática. O resultado positivo do projeto fez com que a professora e os acadêmicos percebessem que é de extrema importância trazer para o cotidiano da sala de aula novidades, questionamentos e, principalmente, ouvir e descobrir as habilidades artísticas (no caso, poéticas) dos alunos.

Ana Claudia Brida.
21 nov. 2015
Professora Ana Claudia com os pibidianos Thiago e Caroline

Aula desenvolvida pela acadêmica Caroline.
Aula desenvolvida pelo acadêmico Thiago.

Aula desenvolvida pela pibidiana Daniele.

Aula desenvolvida pela estagiária Sônia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário