terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Acadêmico do PIBID/UEMS desenvolve projeto de Literatura e Música na Escola Reis Veloso

   
      A Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso costumeiramente abre suas portas às instituições universitárias para que estas sempre possam desenvolver atividades que propiciem o intercâmbio de conhecimentos entre professores, alunos e acadêmicos e que visem trazer beneficios à população que frenquenta o ensino público.
      Pensando nisso é que, no ano de 2014, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), encaminhou à Escola Reis Veloso, os acadêmicos do PIBID  (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) em diversas disciplinas. Os alunos desse Programa recebem uma bolsa para estimular o trabalho docente, acostumando-se, interagindo com o ambiente escolar, conhecendo o cotidiano da sala de aula e desenvolvendo projetos e atividades orientados por um professor monitor, no caso, o próprio professor que ministra a disciplina nas classes a serem acompanhadas; o que é mais do que necessário para os cursos de licenciatura.
      A coordenadora do PIBID em Letras/Literatura da UEMS, a professora Ana Claudia Duarte Mendes, em conjunto com a instituição a qual é vinculada, realizou um concurso interno na Escola Reis Veloso para os professores interessados em atuarem como monitores dos acadêmicos. Foram selecionados dois professores, sendo um deles a professora Ana Claudia Brida, que ministra a matéria de Literatura no colégio, e a ela foi encarregada a orientação do acadêmico Thiago Aguiar Rossi, que acompanhou as aulas durante o período noturno.
      Durante o primeiro semestre, o acadêmico frequentou todas as aulas lecionadas pela professora Ana Claudia Brida, cumprindo rigorosamente o estágio de observação. Neste período, Thiago pode conhecer as turmas e escolher em qual delas se sentiria apto a desenvolver alguma atividade, ao mesmo tempo em que se familiarizava com o ambiente escolar e principalmente, com os alunos.
     No segundo semestre, momento de aplicação da atividade, o acadêmico desenvolveu, com base em conversas com a professora monitora e pela observação constante das turmas, o projeto "O incentivo a produção cultural através da incersão no universo literário e musical". O projeto destinava-se à turma do 3º ano do Ensino Médio, com a qual o acadêmico inclusive foi orientado a dar algumas aulas antes, sobre Poesia Concretista, para que os alunos se acostumassem com sua presença e o vissem como a autoridade que é o professor em sala de aula.
     O acadêmico Thiago, antes de iniciar a execução de seu projeto, apresentou aulas teóricas e dinâmicas sobre Paródia e foram recapitulados os autores poéticos estudados durante este ano letivo. O acadêmico ainda trouxe workshops sobre teoria musical e com apresentações musicais de Paulo Alves da Cunha Júnior (organizador do núcleo musical do projeto Bem-Me-Quer, levando atividades lúdicas para instituições de caridade) e Juliano Santos (músico profissional), além do próprio acadêmico que possui também experiência na área.
       Diante do que foi exposto, a professora monitora permitiu liberdade de avaliação ao estagiário e o mesmo dividiu a turma em cinco grupos. Os grupos deveriam elaborar paródias de poemas de escritores estudados no ano vigente e musicalizar seus textos. Ao término da atividade, os alunos poderiam apresentar o resultado em vídeo ou diante da turma com utilização de instrumentos musicais. O acadêmico inclusive se dispôs a vir em alguns sábados letivos para ajudar no processo de musicalização dos textos e edição de vídeos, além de fornecer seus próprios instrumentos musicais.
     A conclusão do projeto foi apresentada ao dia 26 de novembro de 2014 e ocorreu na sala de multimeios da Escola. Além dos alunos, estiveram presentes os músicos que apresentaram os workshops, alguns professores de outras disciplinas, a professora monitora e a coordenação pedagógica.  O resultado foi além do esperado. O trabalho desenvolvido pelos alunos surpreendeu bastante a todos, tendo em vista o fato de ser uma turma de período noturno, em que a maioria dos alunos trabalha durante o  dia e dispõe de pouco tempo para encontros entre os colegas.
      Os alunos se empenharam e saíram paródias de grandes textos de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Manoel de Barros e Fernando Pessoa. O processo de musicalização também foi excelente e os alunos demonstraram grande entusiasmo, com ritmos de samba, sertanejo, mpb até pop-rock. A atividade serviu não apenas para unir a turma e motivá-los ao ingresso acadêmico, como também mostrou inúmeros talentos escondidos, com vários cantando e tocando de forma habilidosa diversos instrumentos. O desempenho de toda a turma foi satisfatório e isso repercutiu no índice de aprovação da disciplina, que superou também as expectativas. Ao término da atividade foi realizada uma pequena festa, com músicas, comes e bebes.
     A Escola ficou bastante satisfeita com o trabalho e a dedicação do acadêmico Thiago, bem como a orientação da professora Ana Claudia Brida, inclusive, sugerindo, para que mais atividades como essa fossem desenvolvidas.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário