No Referencial Curricular de Mato Grosso do Sul, para o ensino médio, na disciplina de Literatura, sempre foram priorizadas a produção portuguesa a partir da Idade Média e a brasileira a partir do Romantismo. Muito brevemente se comenta algo da Literatura Clássica dos povos greco-romanos e agora, mais recentemente, pede-se para abordar a Literatura Africana e a Regional.
Com apenas duas aulas semanais (em algumas escolas, apenas uma) o tempo acaba se tornando escasso para trabalhar outras literaturas, falar de autores que influenciaram e continuam a influenciar os novos escritores. Não podemos esquecer que a Literatura Francesa, a Inglesa, a Russa, a Espanhola, dentre outras, possuem grandes nomes e que muitos desses são a base para o conhecimento e a compreensão da disciplina. Muitas vezes, os alunos chegam até os professores com informações que veem nas mídias, afinal, hoje a maior parte tem acesso aos filmes, jogos, séries, músicas que vão buscar inspiração onde? Justamente nos clássicos literários.
Pensando nisso, a professora Ana Claudia Brida desenvolveu o projeto no 3º bimestre de 2014, com os alunos dos 1º anos do período matutino da Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, sobre William Shakespeare, maior teatrólogo inglês/mundial e grande poeta que viveu durante o período do Renascimento, uma das épocas mais frutíferas de toda a Literatura. Geralmente, o autor é abordado de forma bem resumida, pois a prioridade no estudo desse período geralmente se baseia na obra de Luis Vaz de Camões (português), e apesar disso, os alunos sempre indagavam quando iam estudá-lo. Não podendo deixar algo de tanta importância de lado foi que a professora teve essa iniciativa.
Como grande parte das obras de Shakespeare foram traduzidas e adaptadas para versões mais simples, voltadas para o
público adolescente, e também muito transmitidas para o cinema, o
projeto consistiu, em cada uma das cinco turmas nas quais a professora
ministrava aula no período da manhã se dividirem em grupos e cada grupo
trabalharia uma grande obra.
Foram escolhidas as obras: Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Sonho de uma noite de verão, A tempestade e A megera domada.
O grupo deveria ler a obra, assistir à versão cinematográfica da mesma,
elaborar um cartaz com uma ficha de leitura e imagens e apresentar
diante da classe como uma atividade de contação de histórias.
A professora Ana Claudia percebeu que a maior parte dos grupos se
mostrou interessada e pesquisou bastante sobre a obra selecionada, o que
acarretou num bom desempenho de modo geral. Os alunos gostaram das
histórias e conseguiram, inclusive, estabelecer relações de comparação e
intertextualidade, o que foi além do esperado.
Posteriormente, os cartazes foram afixados nas salas de aula e ajudaram na fixação do conteúdo.
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