terça-feira, 7 de abril de 2015

Acadêmico do PIBID da UEMS realiza palestra sobre como apresentar seminários




          Uma das melhores formas de trabalhar com os alunos é por meio de seminários.  Num seminário, o aluno pode aprender a interagir com o grupo; ser direcionado para o processo de pesquisa, proposto pelo estudioso Pedro Demo que, inclusive, acredita ser este o melhor método de aprendizagem, já que estimula o espírito investigador no aprendiz e o faz procurar um método mais simplificado e de fácil assimilação para transmitir o conteúdo aos seus colegas; auxilia na procura por recursos tecnológicos que tornem ainda mais atrativo o trabalho a ser apresentado; possibilita que o aluno perca o receio de falar em público e o prepara para o conteúdo a ser cumprido conforme o que é exigido nos Referenciais Curriculares. 
          Diante de tudo isso, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, ministradas pela professora Ana Claudia Brida, na E.E.M.J.P. dos Reis Veloso, é um costume frequente esse tipo de trabalho. Pensando em preparar os alunos ainda mais, para a apresentação de trabalhos com qualidade,  a professora orientou o acadêmico do PIBID de Letras da UEMS, Thiago Aguiar Rossi, a elaborar uma palestra dinâmica e interativa sobre o processo de elaboração de seminários. 
          O acadêmico elaborou a palestra e apresentou para os segundos e terceiros anos do período matutino e noturno, na primeira semana do mês de março. Na forma de dez dicas para elaborar e apresentar um bom seminário,  a palestra fluiu com excelente aceitação. 
       Os alunos gostaram bastante e trouxeram vários questionamentos, podendo, com isso, aperfeiçoar suas técnicas de apresentação de trabalhos.
            Posteriormente,  a professora solicitou a realização de seminários  nas duas disciplinas e os resultados obtidos foram bastante satisfatórios,  visto que os alunos se empenharam, de fato, neste processo.
          Os resultados da palestra também influenciaram em outras disciplinas,  em que os demais professores elogiaram a desenvoltura e a organização dos alunos, bem como a qualidade do que foi proposto pelo acadêmico.  Com isso, todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem saíram ganhando.

Um comentário: