Essência Familiar

Antiquada e padronizada, esta é a caracterização tradicional, em que socialmente só aceita se apresentar o padrão homem, mulher e filho, unidos por laços de sangue e afetivos. No entanto, tal caracterização vem passando por diversas mudanças de conceito.
No Brasil, o modelo tradicional já deixou de ser dominante, visto que muitas famílias são pautadas em novos modelos, como casos de casais sem filhos, casais homoafetivos, pessoas morando sozinhas, etc. Dessa maneira, já é notável que a sociedade vem passando por modificações e, consequentemente, a família também.
A principal função da família é educar e se inserir na sociedade, portanto, é possível observar que para ser uma família não é apenas necessário o parentesco, mas também, afetividade recíproca; a exemplo disto, há casos de casais homoafetivos que pretendiam adotar uma criança considerada rejeitada socialmente por apresentar cor diferente da maioria dos casais, os quais buscam, principalmente, semelhanças consigo mesmos. Em lares como aquele, percebe-se que o principal fator de uma família é o amor que os relaciona.
Recentemente, nos Estados Unidos, foi legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Tal legalização gerou inúmeras discussões, pois muitas pessoas afirmavam que o conceito de família estava sendo corrompido; no entanto, a família é um conceito muito relativo, pois nem sempre laços sanguíneos indicam afetividade.
Portanto, observa-se que a família, tanto a tradicional quanto a moderna, tem uma função primordial de educação e inserção na sociedade; esta não deve ser desclassificada apenas por ser diferente. Para isto ocorrer, é importante que o respeito seja concretizado e que a educação exerça um papel fundamental na ampliação de conceitos familiares, fazendo com que as crianças desde cedo aprendam a aceitar seus modelos familiares.
Aluno: Alisson Bonari Caetano
3º ano D
Professora Orientadora:
Ana Claudia Brida
Temática: "O que é família?"
Escola Estadual Ministro
João Paulo dos Reis Veloso
Nenhum comentário:
Postar um comentário