Quando se discute com os alunos possíveis táticas para melhorar o ensino de determinada disciplina, os mesmos sempre sugerem sair do ambiente da sala de aula, a fim de levar o aprendizado para outros ambientes que tornem as aulas mais agradáveis e atrativas. Além disso, há o desafio constante no ensino da Literatura, que trabalha com textos e cóntínuas leituras e precisa lidar com alguns jovens que não tem o hábito de leitura. Hábito este que deve ser primeiro fomentado e alimentado em casa, com o estímulo dos familiares.
Sabemos que a realidade da maioria dos alunos de escolas públicas não condiz com o estímulo da leitura; vale ressaltar que o acesso aos bens culturais passa também pela questão socioeconômica: livros ainda custam caro, alguns são dificeis de se obter em versão e-book, nem todos tem acesso à internet de qualidade, muitos nunca foram sequer ao cinema, teatro ou realizaram qualquer tipo de leitura que os estimule a descobrir o mundo; além disso, infelizmente há o descaso de muitos pais e responsáveis com a aprendizagem dos seus filhos, pois não cobram a realização das atividades passadas pelos professores, não questionam sobre o que o filho tem aprendido na escola e não se preocupam em fornecer-lhe atividades que propiciem o desenvolvimento intelectual; portanto, diante de tais problemáticas, foi que se pensou em um projeto que fizesse a diferença na vida dos educandos.
Os objetivos primordiais eram: levar o aluno da escola pública a interagir com os
colegas e a professora, dentro e fora
da sala de aula, com respeito, disciplina e participação nas atividades
propostas; desenvolver
o gosto pela Literatura através do material, metodologia e atividades a serem
apresentadas pela professora, bem como a criatividade e a
formação de uma opinião crítica no aluno, através dos debates envolvendo o
conteúdo das leituras realizadas; mostrar aos alunos que a Literatura recorre às
diversas formas de expressão, que não necessariamente se restringe apenas ao
livro nem ao seu estudo somente em sala de aula; através da exploração de outras
mídias e de outros espaços, colocar o aluno em contato com o meio que o cerca e
com as variadas formas de realização de leituras, apresentando-o a uma gama de
autores clássicos e contemporâneos da língua portuguesa, bem como outras
manifestações entendidas enquanto práticas culturais e, por fim, levar
o aluno do ensino público a conhecer outros espaços, dentro e fora da escola,
com o intuito de diversificar as aulas, tornando-as mais atrativas e
interativas.
O projeto "Literatura fora da sala de aula: leituras em espaços e contextos diversificados", foi realizado durante todo o ano letivo de 2016, pela professora Ana Claudia Brida com os alunos dos 3º anos, dos períodos matutino e noturno, da Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso.
No primeiro bimestre, os alunos foram levados à
prática de leitura ao ar livre nos espaços físicos disponibilizados dentro da
escola, tais como a quadra de esportes, ao seu entorno e próximo às árvores
internas. Formaram círculos e coletivamente realizaram a leitura e o debate
sobre a obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, disponibilizada para todos sob
a forma de apostila (adaptada e ilustrada).
No segundo bimestre, os alunos foram levados ao
cinema da cidade para assistir ao filme “Em nome da lei”, produção cinematográfica
brasileira e ambientada na região e na fronteira com o Paraguai, pois o mesmo
foi conteúdo obrigatório do vestibular da Universidade Federal da Grande
Dourados (UFGD), no mês de novembro do corrente ano. Posteriormente, em sala de aula, foram realizados debates,
produções textuais e atividades comparativas com a história do filme e obras
literárias contemporâneas.
Em um segundo momento, os discentes assistiram ao filme
“Macunaíma”, na sala de multimídias da escola; fizeram a leitura de fragmentos da
obra homônima de Mário de Andrade e junto com a professora, foram estimulados ao debate e construção de opiniões críticas.
No terceiro bimestre, os alunos fizeram um passeio ao
Parque Antenor Martins, localizado próximo à escola, na forma de um piquenique
e, neste local, realizaram a leitura coletiva de “A hora e a vez de Augusto
Matraga”, de Guimarães Rosa, bem como debateram sobre os temas propostos na
obra (neste caso, disponibilizada na íntegra aos estudantes). Além das atividades de leitura, os educandos puderam desfrutar de uma manhã agradável de lazer e integração entre as turmas.
Ainda durante o 3º bimestre, em conjunto com o professor de História, Elecir Ribeiro Arce e seu projeto envolvendo o estudo da Guerra do Paraguai e a história da Erva Mate no Estado do Mato Grosso do Sul, os alunos foram levados a visitar a Colônia Militar dos Dourados, localizada na Serra de Maracaju, perto da nascente do Rio Dourados, no município de Antonio João, onde puderam não apenas relacionar, na prática, as duas disciplinas de História e Literatura, mas também conhecer os locais retratados no romance de Visconde de Taunay, "A retirada da Laguna", inclusive conteúdo obrigatório do vestibular da UFGD deste ano; também puderam visitar o Museu da Erva Mate em Ponta Porã e visitar pontos importantes de Pero Juan Caballero.
Ao quarto bimestre os alunos realizaram a
leitura de contos de Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector e Mia Couto,
expostos por meio de apostilas e data-show e, juntos, puderam construir uma rede de opiniões e interações entre esses textos. Além disso, como trabalho extra, os alunos foram levados à biblioteca da escola para escolher textos narrativos e dramáticos de autores contemporâneos, com a finalidade de elaborar fichas de leitura sobre os mesmos.
Por fim, na sala de tecnologias educacionais, os
alunos em contato direto com os computadores, puderam conhecer a poesia concretista
pelo uso da Internet, com o uso de vídeos, músicas e textos digitalizados e,
posteriormente, elaboraram seus próprios poemas concretos com o uso da
ferramenta para escrita apropriada nos micros.
Os alunos do Ensino Médio foram avaliados, dentro do Projeto, quanto à
participação, interesse, debate e resolução das atividades propostas pela professora e essa nota também resultou como quesito avaliativo nas
disciplinas de Literatura e de Língua Portuguesa II. O resultado obtido com o desenvolvimento deste Projeto, foi além do esperado, gerando um índice altíssimo de aprovação, no qual, em algumas salas, todos os alunos foram aprovados diretamente, sem qualquer necessidade de Exame, o que é motivo de orgulho e profunda satisfação.
Os próprios discentes ficaram muito satisfeitos com essa proposta dinâmica de trabalho e elogiavam constantemente, alegando o quanto tinham aprendido e que se lembrariam com muito carinho de tudo o que havia sido desenvolvido.
Projetos como esse é que nos estimulam ainda mais a nos empenhar com a Educação, buscar novidades e com certeza, o excelente resultado obtido é um mérito permanente para a Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso.
Referência Bibliográficas do Projeto Literatura fora da sala de aula: leituras em espaços e contextos diversificados:
ANDRADE, Mário de. Macunaíma – o herói sem nenhum caráter.
2ªed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
BARROS, Manoel. Águas. Campo Grande: Sanesul/Governo do
Estado de Mato Grosso do Sul, 2001.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.
Documentário. Direção: Ana Maria Rocha. Mandala Filmes, 30min., cor. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=ztAP7-vcP3Y. Acesso em 01 ago. 2016.
COUTO, Mia. Estórias Abensonhadas. 1ªed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões (adapt. Selma Rutzen).
Blumenau: BrasiLeitura, 2009.
EM NOME DA LEI. Direção: Sérgio
Rezende. Produtor: Carlos Diegues. Twentieth Century Fox, 2016. 1 filme
(117min.), cor.
LISPECTOR, Clarice. Laços de Família. Rio de Janeiro:
Rocco, 2009.
MACUNAÍMA. Direção: Joaquim Pedro
de Andrade, 95min., cor. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FNoga3IxPHs.
Acesso em: 02 mai. 2016.
MARINHO, Emmanoel. Cantos de Terra. 2ªed. Dourados:
Gráfica do Lira, 1983.
MORAES, Vinicius de. Antologia
poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
RAMOS, Rogério de Araújo
(ed.resp.). Ser Protagonista – Língua
Portuguesa. Vol. III. 2ªed. São Paulo: Edições SM, 2013.
ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
SARMENTO, Leila; TUFANO, Douglas. Português. São Paulo: Moderna,
2004.
TELLES, Lygia Fagundes. Seminário dos Ratos. São Paulo:
Companhia das Letras, 2009.
TERRA, Ernani; NICOLA, José
de. Gramática, Literatura e Redação. São Paulo: Scipione, 1997.
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