Leituras e debates
em espaços e contextos diversificados
Quando se discute com os alunos possíveis táticas para melhorar o ensino de determinada disciplina, os mesmos sempre sugerem sair do ambiente da sala de aula, a fim de levar o aprendizado para outros ambientes que tornem as aulas mais agradáveis e atrativas. Além disso, há o desafio constante no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, que trabalham com textos e contínuas leituras e precisam lidar com alguns jovens que não tem o hábito de leitura. Hábito este que deve ser primeiro fomentado e alimentado em casa, com o estímulo dos familiares.
Sabemos que a realidade da maioria dos alunos de escolas públicas não condiz com o estímulo da leitura; vale ressaltar que o acesso aos bens culturais passa também pela questão socioeconômica: livros ainda custam caro, alguns são difíceis de se obter em versão e-book, nem todos tem acesso à internet de qualidade, muitos nunca foram sequer ao cinema, teatro ou realizaram qualquer tipo de leitura que os estimule a descobrir o mundo; além disso, infelizmente, há o descaso de muitos pais e responsáveis com a aprendizagem dos seus filhos, pois não cobram a realização das atividades passadas pelos professores, não questionam sobre o que o filho tem aprendido na escola e não se preocupam em fornecer-lhe atividades que propiciem o desenvolvimento intelectual; portanto, diante de tais problemáticas, foi que se pensou em um projeto que fizesse a diferença na vida dos educandos.
Os objetivos primordiais eram: levar o aluno da escola pública a interagir com os colegas e a professora, dentro e fora da sala de aula, com respeito, disciplina e participação nas atividades propostas; desenvolver o gosto pela Literatura através do material, metodologia e atividades a serem apresentadas pela professora, bem como a criatividade e a formação de uma opinião crítica no aluno, através dos debates envolvendo o conteúdo das leituras realizadas; mostrar aos alunos que a Língua Portuguesa recorre às diversas formas de expressão, que não necessariamente se restringe apenas ao livro nem ao seu estudo somente em sala de aula; através da exploração de outras mídias e de outros espaços, colocar o aluno em contato com o meio que o cerca e com as variadas formas de realização de leituras, apresentando-o a uma gama de autores clássicos e contemporâneos da língua portuguesa, bem como outras manifestações entendidas enquanto práticas culturais e, por fim, levar o aluno do ensino público a conhecer outros espaços, dentro e fora da escola, com o intuito de diversificar as aulas, tornando-as mais atrativas e interativas.
O projeto "Literatura fora da sala de aula: leituras e debates em espaços e contextos diversificados", foi realizado durante todo o ano letivo de 2017, pela professora Ana Claudia Brida com os alunos dos 2º e 3º anos, do período noturno, da Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso e com a colaboração do PIBID/Letras/UEMS, na figura da coordenadora Ana Claudia Duarte Mendes, das pibidianas Ana Letícia Xavier, Daniele Predes, Thais Souza e Thaynara Cristina e também do estagiário Anderson Santana da Silva.

Num primeiro momento, os alunos foram levados ao cinema da cidade para assistir ao filme “Rei Artur: a lenda da espada”, produção cinematográfica inspirada na clássica novela de cavalaria, do período medieval e que é estudada como parte da literatura trovadoresca. Posteriormente, em sala de aula, foram realizados debates, produções textuais e atividades comparativas com a história do filme e obras literárias.
No segundo momento, os alunos foram levados ao anfiteatro do SINTED, para assistir a apresentação teatral do poeta sul-mato-grossense Emmanuel Marinho. A peça era inspirada na obra "Satilírico" e seria conteúdo obrigatório do vestibular da UFGD do presente ano. Os estudantes tiveram a oportunidade de interagir durante a peça com o poeta e até mesmo participar de sessão de fotos e sorteio de algumas obras.
Em outra ocasião, os alunos foram levados para conhecer a sala de leitura Crisálida, o mais novo espaço da E.E.M.J.P. Reis Veloso. A sala de leitura é um espaço que foi projetado e organizado pela professora Elisiane, do período vespertino, e da bibliotecária Cecília. Buscou-se ressaltar junto aos estudantes a importância desse espaço na escola, da sua manutenção e preservação. Na mesma ocasião, já que é um espaço para leitura, a professora Ana Claudia aproveitou para falar do seu trabalho como escritora aos alunos e sorteou alguns exemplares com a turma.
Utilizando novamente o espaço de leitura da E.E.M.J.P. Reis Veloso, foi convidado o Professor Doutor Mário Sá, da UFGD, para uma palestra sobre Diversidade Cultural junto aos alunos. O momento foi bastante agradável e os discentes puderam participar através de constantes questionamentos. Todos saíram contentes com as palavras de reflexão e sabedoria que puderam trocar.
Também como um momento de descontração das aulas, os alunos realizaram uma festa de despedida para o estagiário Anderson Santana da Silva. Anderson começou a trabalhar com a professora Ana Claudia durante o PIBID e continuou suas atividades posteriormente realizando o estágio obrigatório do curso de Letras, que prevê observação e regência nas aulas. Os estudantes se afeiçoaram bastante ao seu trabalho e solicitaram um momento para homenageá-lo, realizando uma pequena celebração e entregando-lhe um livro como presente da turma.
Além de todos esses momentos, vale salientar que as aulas buscam sempre ser interativas, com uso das mídias educativas para facilitar ainda mais o acesso às leituras e o aprendizado.

Os alunos do Ensino Médio foram avaliados, dentro do Projeto, quanto à participação, interesse, debate e resolução das atividades propostas pela professora e essa nota também resultou como quesito avaliativo na disciplina de Língua Portuguesa. O resultado obtido com o desenvolvimento deste Projeto, foi além do esperado, gerando um índice altíssimo de aprovação, no qual, em algumas salas, todos os alunos foram aprovados diretamente, sem qualquer necessidade de Exame, o que é motivo de orgulho e profunda satisfação.
Os próprios discentes ficaram muito satisfeitos com essa proposta dinâmica de trabalho e elogiavam constantemente, alegando o quanto tinham aprendido e que se lembrariam com muito carinho de tudo o que havia sido desenvolvido.
Projetos como esse é que nos estimulam ainda mais a nos empenhar com a Educação, buscar novidades e com certeza, o excelente resultado obtido é um mérito permanente para a Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso.
Referências bibliográficas:
ANDRADE, Mário de. Macunaíma – o herói sem nenhum caráter. 2ªed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
BRIDA, Ana Claudia. O livro das sensações. 1ªed. Dourados: Seriema, 2016.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. Documentário. Direção: Ana Maria Rocha. Mandala Filmes, 30min., cor. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ztAP7-vcP3Y. Acesso em 01 ago. 2016.
DRÁCULA DE BRAM STOKER. Direção: Francis Ford Coppola. Produtor: Francis Ford Coppola, Fred Fuchs, Charles Mulvehill. Columbia Pictures, 1992. 1 filme (127min.), cor.
MACUNAÍMA. Direção: Joaquim Pedro de Andrade, 95min., cor. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FNoga3IxPHs. Acesso em: 02 mai. 2016.
MARINHO, Emmanuel. Satilírico. 1ªed. Dourados: Seriema, 2017.
RAMOS, Rogério de Araújo (ed.resp.). Ser Protagonista – Língua Portuguesa. Vol. II e III. 2ªed. São Paulo: Edições SM, 2013.
REI ARTUR: A LENDA DA ESPADA. Direção: Guy Ritchie. Produção: Akiva Goldsman, Joby Harold. Warner Bros Pictures, 2017. 1 filme (126min.), cor.
SARMENTO, Leila; TUFANO, Douglas. Português. São Paulo: Moderna, 2004.
TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Gramática, Literatura e Redação. São Paulo: Scipione, 1997.