sexta-feira, 9 de março de 2018

Projeto: Curso Pré-Vestibular das Obras Literárias da UFGD/2018

      Tendo em vista o fato de que, em 2016, os alunos da Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, participaram do projeto do Cursinho Pré-Vestibular e de que todos os participantes foram aprovados nas      universidades públicas, houve, em 2017, uma demanda considerável para que o projeto tornasse a ser realizado. Desta forma, visando a atender alunos e ex-alunos da Escola, efetuou-se novamente o projeto, no entanto, com algumas modificações; objetivou-se, através desta iniciativa de projeto voluntário, que os estudantes pudessem ter algum acesso e conhecimento sobre as obras solicitadas no vestibular da UFGD/2018, já que as algumas delas não pertenciam à grade da disciplina de Língua Portuguesa, conforme os Referenciais Curriculares da Educação do Estado de Mato Grosso do Sul e preparar os alunos da escola para o ingresso em instituição de ensino público superior, de modo que possam representar a meta da instituição, que é a de um ensino público e de qualidade, que ofereça oportunidades de desenvolvimento.
       Os objetivos deste projeto eram: incentivar o hábito de formação de grupos de estudos, com a finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos, preparar-se para o vestibular e auxiliar os estudantes que possuem dificuldade de aprendizagem; desenvolver o gosto pela Literatura através do material, metodologia e atividades a serem apresentadas pela professora, bem como a criatividade e a formação de uma opinião crítica no aluno, através dos debates envolvendo o conteúdo das leituras realizadas; mostrar aos alunos que a Literatura recorre às diversas formas de expressão, que não necessariamente se restringe apenas ao livro nem ao seu estudo somente em sala de aula, através da exploração de outras mídias e de outros espaços, colocar o aluno em contato com o meio que o cerca e com as variadas formas de realização de leituras, apresentando-o a uma gama de autores selecionados pelo vestibular da UFGD; e, por fim, auxiliar no aprendizado das obras selecionadas, pois as mesmas apresentam um nível de complexidade bastante elevado e muitas delas são de difícil acesso para a maioria dos estudantes, observando-se o fato de algumas estarem esgotadas no mercado editorial, outras possuírem um custo muito elevado e ainda por tratarem de temáticas e literaturas desconhecidas do aluno de escola pública, como por exemplo, a literatura italiana e argentina.
     No segundo semestre de 2016, o projeto do cursinho aconteceu, de modo intensivo, entre os meses de outubro e novembro, aos sábados, no horário da tarde (a partir das 13h.30min.). Foram contabilizados cinco encontros, com duração de 5h/a, sendo que cada encontro trabalhou com determinadas obras, tanto em livros impressos, quanto mídia digital e vídeos, e os alunos, em conjunto com a professora e seus estagiários do PIBID/Letras/UEMS, desenvolveram metodologias de aprendizagem, questionamentos e debates que visavam a todos assimilar de modo satisfatório, o conteúdo. O espaço físico utilizado para a realização das aulas do cursinho foi em uma sala de aula da Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso.
      Os estudantes receberam cada uma das obras que compunham a seleção do vestibular da UFGD/2018 por meio de um grupo criado no Facebook; portanto, ao recebê-las, os alunos deveriam se comprometer em realizar as leituras em casa.
  Durante os encontros foram realizadas listas de chamadas para que todos os participantes que contabilizassem, pelo menos, 75% de frequência, recebessem um certificado de participação no projeto com a carga horária de 40h/a.
    Além da professora Ana Claudia Brida, responsável pela realização do projeto, foram convidados a ministrar uma aula cada estagiário: Ana Letícia Xavier analisou um conto de Guimarães Rosa, Daniele Predes trabalhou com a literatura sul-mato-grossense, Thaís Souza lecionou sobre Umberto Eco, Thaynara Cristina apresentou o teatro de Machado de Assis e, para finalizar, Anderson Santana da Silva trabalhou com as principais propostas de redação para o vestibular.
    Todos os participantes obtiveram resultados satisfatórios, sendo que, posteriormente, os participantes do projeto, em sua maioria, foram aprovados no processo seletivo da instituição.

  • Algumas fotos tiradas durante o Projeto:

A imagem pode conter: 18 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, mesa e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

A imagem pode conter: 12 pessoas, incluindo Tatiele Oliveira e Ana Leticia, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, tela e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Material Bibliográfico

Obras:

 “A retirada da Laguna”, de Visconde de Taunay. 
 “Livro Sobre Nada”, de Manoel de Barros. 
 “Satilírico”, de Emmanuel Marinho. 
 “A hora e a vez de Augusto Matraga”, de Guimarães Rosa. 
 “Número Zero”, de Umberto Eco. 
 “A máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade. 
 “Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Marquez. 
 “Quase Ministro”, de Machado de Assis.

Filmes:
 Dossiê Rê Bordosa. 
 Caramujo-flor. 
 Em Nome da Lei.

Redação:
 Dissertação. 
 Crônica Argumentativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário