Elaboração da Galeria de Arte Renascentista

Durante o ano de 2017, a professora Ana Claudia Brida desenvolveu, ao 3º bimestre, com os alunos do 1º ano da E.E.M.J.P. Reis Veloso, período noturno, um projeto que visava maior estímulo ao aprendizado, leitura e apreciação artística por meio da montagem de uma Galeria de Arte Renascentista.
Em Língua Portuguesa, na parte em que se trabalha com a Literatura, os alunos são introduzidos ao conteúdo do Renascimento, no século XVI. Como esta é uma época áurea para o conhecimento e a arte em geral, a professora não trabalha apenas com a literatura portuguesa e a obra de Camões, mas procura realizar uma abordagem ampla das grandes obras literárias e artísticas produzidas no período, tais como: o desenvolvimento do teatro na Inglaterra, com a figura de Shakespeare e suas obras inigualáveis; o surgimento do romance, na Espanha, com o clássico "Don Quixote de La Mancha", de Miguel de Cervantes; a influência de grandes epopeias como "A Divina Comédia", de Dante Alighieri para a construção de "Os Lusíadas", de Camões; as fantásticas telas e esculturas de nomes consagrados da Arte como Leonardo da Vinci, Michelângelo, Donatello, Rafael Sanzio, dentre outros; e a importância dos autores filosóficos para a construção do pensamento renascentista.
Diante disto, e com o apoio da coordenadora pedagógica do período noturno Ivete Pedroso, que possui formação em Artes Visuais, a professora concebeu a ideia de construir uma Galeria de Arte Renascentista com a colaboração dos alunos. Após o estudo do material acima referido, foi proposto que cada aluno receberia, por meio de sorteio, o nome de uma obra clássica (capa de um livro, uma tela ou a foto de uma escultura) e deveria reproduzi-la em uma folha de papel canson A4. Os desenhos deveriam ser bem coloridos, salientando-se que, conforme a estética renascentista, era costume o uso de cores fortes.
Os alunos do período noturno demonstraram bastante interesse e empenho pela realização da atividade e o resultado foi muito satisfatório. Os desenhos foram expostos na sala de aula durante a realização da Noite Cultural da escola e os estudante puderam chamar os colegas para apreciação, pois estavam orgulhosos de sua galeria e, ao mesmo tempo, falavam brevemente sobre cada uma das obras que serviram de inspiração para realização do trabalho. Posteriormente, as obras permaneceram expostas para que os alunos dos demais turnos também tivessem acesso ao material.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia (adapt. Cecília Casas). 4ªed. São Paulo: Scipione, 2011.CAMÕES, Luís de. Sonetos. 3ªed. São Paulo: Martin Claret, 2011.
CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote (adapt. Orígenes Lessa). 14ªed. Rio de Janeiro, 1996.
KITSON, Michael. O mundo da arte: O renascimento. Enciclopédia das Artes Plásticas em todos os tempos. Porto Alegre: Expansão Editorial, 1979.
MCCAUGHREAN, Geradilne. Histórias de Shakespeare (trad. Monica Stahel). São Paulo: Martins Fontes, 2009.
MORE, Thomas. A utopia (trad. Alda Porto). São Paulo: Martin Claret, 2005.
RAMOS, Rogério de Araújo (Ed. Resp.). Língua Portuguesa. Ser Protagonista. Vol. I. 2ªed. São Paulo: SM, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário